Carreta da Saúde da Mulher segue realizando atendimentos pelo SUS

serviço

Carreta da Saúde da Mulher segue realizando atendimentos pelo SUS

Unidade móvel irá permanecer em Pelotas até 13 de fevereiro

Por

Carreta da Saúde da Mulher segue realizando atendimentos pelo SUS
Os atendimentos são realizados exclusivamente conforme agendamento prévio pelo SUS (Foto: Jô Folha)

Instalada em Pelotas desde outubro de 2025, a Carreta da Saúde da Mulher segue com atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e teve sua permanência prorrogada até fevereiro no município. A unidade móvel permanece no Largo de Portugal, com atendimentos exclusivos mediante agendamento pelo SUS. São oferecidos 80 atendimentos por dia, entre mamografias e ultrassonografias.

Segundo a diretora de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Vera Neto, a carreta oferece um atendimento integrado, o que tem permitido reduzir uma fila histórica de exames. “A carreta é tão completa que a mulher chega ali para uma mamografia e já, automaticamente, tem uma consulta e faz o ultrassom mamário. Nós tínhamos uma demanda muito grande, com pessoas na fila desde 2019, que estão sendo atendidas agora”, relata.

Ela explica ainda que o envio de pacientes depende da estrutura disponível em cada município. “Alguns municípios, como Santa Vitória do Palmar, têm aparelho de mamografia e médico ultrassonografista, então não encaminham para cá. Mas já tivemos pacientes de Morro Redondo, Rio Grande, Herval, Pedro Osório, São Lourenço do Sul e Arroio Grande”, conta. Todos os municípios da região que têm pessoas na fila e fazem a solicitação para a Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas estão tendo as consultas marcadas.

Orientações para as pacientes

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que todos os atendimentos são realizados exclusivamente por agendamento pelo SUS. Mulheres que estão na fila e ainda não foram chamadas devem procurar a unidade de saúde de sua região para verificar a situação do cadastro.

Segundo Vera Neto, dados desatualizados são uma das principais dificuldades no contato com as pacientes. “Às vezes, falta algum documento ou houve mudança de endereço ou telefone, e a regulação não foi informada. Sem isso, não conseguimos entrar em contato.”

Outro ponto sensível é a ausência após a confirmação do agendamento. De acordo com a secretaria, em média, cerca de 30% das pacientes faltam diariamente. “Se a consulta foi confirmada e ocorreu algum imprevisto, é fundamental avisar. Pode ir até a Secretaria de Saúde, na Rua Lobo da Costa, 1764, e reagendar. Em um único dia, dez mulheres não compareceram para a mamografia, tirando a oportunidade de outras dez.”

A SMS também alerta que muitas pacientes não estão atendendo às ligações do número (53) 98103-0064, identificado como Unidade Móvel ATE Pelotas. O número é oficial e utilizado para marcação e confirmação dos atendimentos. As pacientes também podem receber mensagens via WhatsApp pelo mesmo contato. Caso não atendam ou não compareçam, retornam automaticamente para a fila de espera.

Serviços oferecidos atualmente pela Carreta da Saúde da Mulher

  • 30 mamografias por dia
    15 no turno da manhã
    15 no turno da tarde
  • 50 exames de ultrassom por dia
    25 no turno da manhã
    25 no turno da tarde
  • Horários de funcionamento:
    Manhã:
    7h30 às 11h30
    Tarde: 13h às 16h30

Os atendimentos são realizados exclusivamente conforme agendamento prévio pelo SUS.

Acompanhe
nossas
redes sociais