Palco do Réveillon do Laranjal deverá ficar pronto até terça-feira

festividades

Palco do Réveillon do Laranjal deverá ficar pronto até terça-feira

Estrutura seria finalizada nesta segunda (29), mas montagem foi interrompida por questões climáticas

Por

Atualizado segunda-feira,
29 de Dezembro de 2025 às 08:34

Palco do Réveillon do Laranjal deverá ficar pronto até terça-feira
Cerca de 18 trabalhadores realizam a montagem da estrutura central (Foto: Jô Folha)

A montagem da estrutura de palco e camarins do Réveillon do Laranjal deverá ser finalizada até esta terça-feira (30), de acordo com a prefeitura. O trabalho seria concluído nesta segunda-feira (29), mas o mau tempo e a chuva que atingiu a região no sábado (27), fez com que as equipes interrompessem as atividades.

A vistoria para liberação do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) pelo Corpo de Bombeiros estava marcada para hoje, não há informação de alteração nesta etapa. A instalação e a montagem do sistema de som, luz e telões deve ser concluída amanhã, junto com toda a estrutura. O cronograma poderá ser adiantado, dependendo da rapidez de execução do serviço.

O palco ficará na faixa de areia, nas proximidades da avenida Rio Grande do Sul. Terá 15×10 metros, com cobertura de 12×12 metros, telão 7×4 metros no fundo do palco, além de dois telões laterais de 4×2 metros.

No total, entre carregadores e montadores, a empresa contratada para a montagem da estrutura contou com 18 trabalhadores, além de caminhões para transporte do material.

Durante o anúncio do evento, o prefeito Fernando Marroni (PT) afirmou que a opção por não contar com queima de fogos de artifício foi uma decisão tomada em respeito à questões ambientais, de proteção de animais e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A festa de Réveillon do Laranjal é uma realização da prefeitura de Pelotas, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e a partir de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB).

Boa expectativa de público

O público estimado é de 30 a 40 mil pessoas para acompanhar a programação de shows e a contagem regressiva para a virada. A estrutura deverá contar ainda com uma área para pessoas com deficiência (PCDs) com passarela acessível, banheiros químicos, além de uma tenda para serviços de saúde e outra para segurança. Serão 49 banheiros químicos e oito banheiros PCDs, além dos já existentes ao longo da orla.

Recém saídos do Laranjal para o Centro de Pelotas, o casal Paulo Roberto, 78, e Terezinha Silva, 73, planejam passar a virada com a família, e ainda não decidiram o local, mas não descartam a praia como um dos destinos. “Um dos nossos filhos mora aqui perto, se passarmos ali com ele, venho até aqui aproveitar. Estivemos aqui por muitos anos e hoje estamos aproveitando”, disse Terezinha.

Virada não terá queima de fogos de artifício e contará com retrospectiva de Pelotas (Foto: Jô Folha)

A prefeitura garante que a segurança e a fiscalização serão reforçadas durante a festa da virada. Duas ambulâncias completas estarão à disposição e a Guarda Municipal terá um contingente de 150 homens em serviço no Laranjal, além de seguranças particulares contratados para o evento, presença da Brigada Militar e de equipes do Corpo de Bombeiros na orla.

Comércio e Turismo

De acordo com a prefeitura e o CDL, foram 30 comerciantes ambulantes inscritos para atuar na praia do Laranjal na noite do dia 31 e na madrugada do dia 1º. Além da economia local ser fomentada, a festa da virada movimenta o turismo no balneário pelotense.
O conselheiro gestor do CDL Pelotas, Daniel Centeno, reforça que a terceira edição do Réveillon no Laranjal tem o potencial de fortalecer a festa, além de colocar o nome do balneário no roteiro turístico das belas praias da região para se visitar. “Esperamos que a data vire um ponto de encontro no Laranjal. Nos preocupamos muito com os detalhes para fazer uma festa muito bonita, receber as pessoas com vários shows a partir das 17 horas, então a gente espera que o público prestigie”, diz.

Sobre o incremento que a data representa à economia local, Centeno também destaca a importância de valorizar o comércio do Laranjal. “É importante nós também enxergarmos esse outro lado da cidade, assim como o centro, esse comércio que precisa de público para sobreviver o ano todo”, reforça.

Atrações locais

Segundo a prefeitura, a programação foi montada por uma curadoria que teve a preocupação em dar protagonismo aos artistas locais. A atividade foi realizada por um grupo de trabalho (GT) formado pelo gabinete da vice-prefeita Daniela Brizolara e pela Secult.

A atração principal da noite será a dupla pelotense Kleiton e Kledir.
Símbolos do gaúcho contemporâneo, do homem moderno do sul do Brasil, receberam do governo gaúcho o título de “Embaixadores Culturais do Rio Grande do Sul”.

Kleiton e Kledir subirão ao palco às 22h e a estimativa é que o show se prolongue até às 23h15 da quarta-feira.

O show da virada deve contar com a exibição de um vídeo com uma breve retrospectiva e a contagem regressiva que será exibida no telão.

PROGRAMAÇÃO 31/12 – 1°/01

  • 17h -18h – Dj Bart
  • 18h – 19h – Banda Jukebox Festa
  • 19h – 19h20 – Dj Micha
  • 19h20 – 20h20 – Joca Martins
  • 20h20 – 20h40 – Dj Bart
  • 20h40 – 21h30 – Leh Moraes
  • 21h30 – 22h – Dj Micha
  • 22h – 23h15 – Kleiton & Kledir
  • 23h15 – 23h30 – Dj Bart
  • 23h30 – Grupo Aruanda
  • 23h55 – Vídeo retrospectiva Pelotas 2025
  • 23h59 – Contagem regressiva no telão
  • Segue o show do Grupo Aruanda até 1h
  • 1h – 1h30 – Dj Micha

Acompanhe
nossas
redes sociais