Foi finalizada a seleção do edital da chamada pública Reflexos Submersos – Olhares sobre a enchente no Rio Grande do Sul em 2024. De um total de 69 inscritos de diversas regiões do Estado, oito artistas foram escolhidos para integrar uma galeria virtual que propõe, através da arte, um registro histórico e crítico sobre a catástrofe climática de maio ocorrida naquele ano.
Idealizado pelo artista visual e designer Emerson Ferreira, o projeto busca reunir peças em 2D, como fotografia, audiovisual, pintura e desenho, que abordem os impactos e as reflexões deixadas pelas águas. Cada selecionado receberá uma premiação de R$1 mil e terá sua obra exposta em galerias individuais no site oficial.
Os selecionados
A curadoria, formada por José Luiz de Pellegrin, Felipe Campal, Carlos Queiroz e Cíntia Langie, enfrentou o desafio de selecionar os trabalhos em meio a propostas de alta qualidade técnica e emocional. “Todas as obras recebidas estão carregadas de muita qualidade, criatividade, memória e partilha deste acontecimento trágico. Cada olhar representa a nossa arte e registra o senso crítico sobre a nossa realidade frente às questões ambientais”, destacaram os organizadores em nota.
Arte como alerta e memória
Com produção artística de Andréa Terra e executiva de Isadora Passeggio, o projeto foi viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), via Secretaria de Estado da Cultura (Sedac/RS). O edital foi lançado em setembro deste ano.
Segundo os organizadores, a iniciativa transcende a exposição virtual: ela surge como um espaço permanente de discussão sobre as mudanças climáticas e a urgência de políticas públicas eficazes.
O projeto já conta com a participação de artistas convidados como Felipe Campal, Cintia Lange, Valder Valerão, Rafael Sica e Daniel Moreira. O tema é sensível e pessoal para o grupo: Sica e Moreira, residentes do bairro Laranjal, em Pelotas, foram diretamente afetados, tendo suas casas invadidas pela enchente.
Próximos passos
O memorial artístico e documental ficará hospedado na plataforma reflexossubmersos.com.br. Emerson Ferreira antecipa que,os artistas selecionados serão contatados para o início da montagem das galerias. A entrega final do espaço virtual completo está prevista para o início de 2026.
OS ARTISTAS QUE IRÃO COMPOR O MEMORIAL SÃO:
- Porto Alegre: Alê Bruny (Fotografia), Leandro Selister (Fotografia), Camila Berwanger (Audiovisual) e Natália Pimentel (Audiovisual).
- Interior do Estado: Carolina Leipnitz (Fotografia – Lajeado), Feu Cardoso (Pintura – Novo Hamburgo), Ricardo Freitas “Donga” (Desenho – Arroio Grande) e Sérgio Rodrigues (Desenho – São Leopoldo).
