Os moradores da região Sul deverão ter a ceia acompanhada pela chuva. A tendência é de que uma área de baixa pressão, associada a uma frente estacionária, siga favorecendo a permanência da instabilidade em todo o Estado até o final da semana. Com isso, o céu nublado e a chuva, que poderá ser ocasionalmente forte, irão predominar no feriadão de Natal.
Apesar da expectativa do avanço de uma frente fria pelo território gaúcho, ela não causará a queda das temperaturas, que permanecerão elevadas
De acordo com o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da UFPel, a intensificação da área de baixa pressão e do fluxo de calor e umidade sobre o Rio Grande do Sul favorece a formação de instabilidades ocasionando pancadas de chuva e trovoadas, com indicativo de maiores acumulados concentrados sobre a metade norte do Estado.
Véspera de Natal
Conforme a projeção do Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Estado, na quarta-feira, a condição de chuva moderada a forte, acompanhada de raios e temporais isolados segue predominando na maior parte do território gaúcho, devido a atuação de uma frente estacionária. Os acumulados variam entre 20 e 75 milímetros por dia. As temperaturas mínimas oscilam entre 18°C e 25°C, e as máximas entre 23°C e 33°C.
Na Zona Sul, a chuva deve chegar com maior intensidade no final da tarde e permanecer até a virada para o dia de Natal. O tempo segue abafado, com temperaturas elevadas, mesmo com a presença de instabilidade.
Natal
A quinta-feira manterá a tendência de toda a semana, com a metade Norte, parte da Campanha e da Costa Doce, sendo as mais afetadas pela chuva. Nestas regiões, há condição para temporais isolados e precipitações de intensidade moderada a pontualmente fortes, acompanhada de raios. Os acumulados variam entre 20 e 60 milímetros por dia. As temperaturas mínimas oscilam entre 16°C e 24°C, enquanto as máximas, variam de 22°C e 33°C.
