Jovens nascidos entre 2008 e 2012 podem participar nesta quinta-feira (18) de uma avaliação para integrar os elencos do Brasil na disputa da Copa de Verão, com início no dia 9 de janeiro, em Três Coroas. A avaliação começa às 13h no Bento Freitas sob comando da Associação Galera, parceira do clube com contrato até junho de 2026 para gerenciar as categorias de base de maneira terceirizada.
Interessados devem levar documentação e vestimenta predominantemente com as cores do Xavante. A inscrição na seletiva é feita na hora. De acordo com o técnico Marchel Rollo, o ex-zagueiro Fuca, o processo já mira a formação do grupo rubro-negro para a disputa da Série A-2 do Gauchão Sub-17 na próxima temporada. Conversas para participação na A-2 do Estadual Sub-20 do ano que vem também existem.
Renovação depende do Consórcio Xavante
A parceria do Brasil com a Associação Galera aponta que caso um atleta formado na Baixada seja vendido, o clube fica com 70% do valor e a associação com 30%. Houve uma renovação recente até o meio de 2026, mas o futuro do acordo dependerá da decisão dos novos gestores do Rubro-Negro, após a concretização da transição da gestão para a SAF capitaneada pelo Consórcio Xavante.
À Rádio Pelotense 99,5 FM nesta quarta-feira, Fuca diz não ter existido nenhum contato do consórcio por enquanto e não esconde o desejo de uma extensão. “Estamos nessa expectativa de tentar manter o trabalho. Sabemos que o clube vivia em uma dificuldade e agora está entrando em outro patamar e a gente acredita que nosso trabalho possa contribuir para isso”, afirma.
Competições recentes
No último dia 6, o Brasil encerrou a participação em competições de base no estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande. A equipe sub-17 foi campeã da Super Copa Zona Sul ao eliminar o Progresso na semifinal e bater o Guarany de Bagé na decisão. O time sub-15 caiu na semifinal para o Progresso.