Rio Grande receberá visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 7 de janeiro. A agenda contemplará a participação no lançamento de novas embarcações no polo naval do município. A confirmação foi feita na manhã desta quarta-feira (17) pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, durante reunião ministerial realizada em Brasília.
O anúncio foi feito pelo ministro Rui Costa, durante o último encontro de ministros em 2025, oportunidade em que foi apresentado um panorama das ações do governo federal nos últimos anos. A ex-presidente Dilma Rousseff também deverá integrar a comitiva.
Durante sua fala, Rui Costa lembrou que, em 2010, ao final do segundo mandato de Lula, a indústria naval brasileira empregava cerca de 83 mil trabalhadores. Esse contingente caiu para aproximadamente 15 mil no início do terceiro mandato, em 2023. Segundo o ministro, o cenário começou a se reverter recentemente, com o registro de cerca de 50 mil contratações no país.
A projeção do governo federal é que o número de empregos no setor ultrapasse 80 mil até 2026, impulsionado pela entrada em operação de novos estaleiros e pela construção de embarcações em estados como Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco. Em Rio Grande, estão previstas 20 novas embarcações, o que deve gerar empregos e movimentar a economia local.
