Pelotas registra média de 120 milímetros de chuva em 24 horas durante passagem de ciclone

Clima

Pelotas registra média de 120 milímetros de chuva em 24 horas durante passagem de ciclone

Bairro Simões Lopes teve maior acumulado; não há registro de desalojados

Por

Atualizado quarta-feira,
10 de Dezembro de 2025 às 14:46

Pelotas registra média de 120 milímetros de chuva em 24 horas durante passagem de ciclone
Equipes da Prefeitura e do Sanep atuam a avaliação dos impactos.

O ciclone extratropical que atuou com maior intensidade entre o fim da tarde e a noite de terça-feira (9) deixou um acumulado médio de 120 milímetros de chuva em Pelotas no período de 24 horas. Os dados são do Sanep e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O bairro Simões Lopes registrou o maior volume, com 163 milímetros. Segundo a Secretaria da Defesa Civil, não houve moradores desalojados.

Equipes da Prefeitura e do Sanep atuam desde as primeiras horas desta quarta-feira na avaliação dos impactos. De acordo com o secretário da Defesa Civil, Milton Martins, nas últimas 12 horas o volume chegou a 80 milímetros, o que provocou alagamentos pontuais em áreas como a avenida Fernando Osório e o bairro Areal. As sete casas de bombas — Anglo, Castilho, Doquinhas, Farroupilha, Leste, Olvebra e Pontal da Barra — operam no limite para dar vazão às águas.

Além dos pontos de acúmulo, o temporal também provocou quedas de árvores. Martins explica que o momento de maior intensidade dos ventos ocorreu próximo à meia-noite, como previsto pelos alertas meteorológicos, mas sem registros de danos graves.

O abastecimento de água teve interrupções. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Moreira, responsável por parte do atendimento ao Fragata, precisou ser desligada durante a madrugada devido ao avanço do arroio sobre o ponto de captação. O sistema foi retomado às 8h, após a baixa do manancial. Já a ETA Quilombo, que atende a zona rural, permanece sem energia elétrica, e o acesso ao local está prejudicado. Na região, o acumulado chegou a 130 milímetros em sete horas.

Estradas e pontes do interior também foram afetadas, entre elas a Estrada da Vila Nova, no 7º Distrito. A Defesa Civil orienta que a população comunique ocorrências pelo telefone (53) 99700-7575.

Acompanhe
nossas
redes sociais