O atleta pelotense Richard Gill venceu, no último fim de semana, o Waco International Open de Jiu-Jitsu. Ele competiu de kimono na categoria pesado, faixa preta. O título veio em sua primeira participação após meses de recuperação de dores no joelho, problema que o limitou a apenas três torneios em 2025.
A conquista marcou também a estreia de Gill por sua nova equipe. Antes representando a Gracie Humaitá, em Las Vegas, ele agora defende a Atos Jiu-Jitsu, no Texas, onde além de treinar também atuará como professor.
“Estou muito feliz e motivado por estar nessa nova equipe. Quero seguir fazendo um ótimo trabalho e, junto do professor Douglas Bueno, evoluir como atleta e como pessoa. Estou vivendo um momento diferente na minha carreira, no qual fui contratado apenas para dar aula e posso treinar o dia todo, algo que ainda não tinha tido oportunidade de viver”, diz o atleta.
Gill pretende voltar a competir em janeiro, no North American Grappling Association (NAGA), torneio que oferece cinturão ao campeão e prêmio em dinheiro. Pelo longo período afastado devido às dores no joelho, ele optou por não disputar o Mundial, considerando o pouco tempo de preparação.
Gabriel Brod no Mundial
O também pelotense Gabriel Brod já está em Las Vegas para disputar o Mundial de Jiu-Jitsu. Ele representa a equipe Gracie Barra Felipe Preguiça, de Belo Horizonte.
Brod fará as eliminatórias nesta sexta-feira e, em caso de classificação, disputará semifinal e final no sábado. Ele competirá na categoria meio-pesado, faixa preta adulto.