saiba mais
Brasil comunica permanência de Hélio VieiraAnunciado pelo Brasil como coordenador técnico na primeira oficialização tomada em conjunto entre associação e SAF, Hélio Vieira será um dos líderes da formação do novo departamento de futebol do clube. Um setor, aliás, que pode ter outras permanências além da sua. O ex-zagueiro trata Gilson Maciel como candidato ao cargo de treinador e projeta a presença de ao menos mais um profissional da área de gestão.
“Essa é uma escolha que está sendo discutida, mas sem dúvida o Gilson é um dos candidatos a essa vaga pelo trabalho que fez, por tudo que que conseguiu em termos de desempenho, de equipe no campo, de condução de grupo, então um trabalho que impressionou bastante e obviamente nos interessa”, disse nesta sexta-feira (5) ao programa Resenha Esportiva.
Também à Rádio Pelotense 99,5 FM, Hélio resumiu seu papel como um “elemento de ligação entre comissão técnica e direção”, mas com envolvimento na montagem do elenco para 2026. Uma das preocupações é o início das contratações de olho na Série D, considerando o fato de que grande parte dos prováveis adversários do Xavante na competição nacional terão começado a temporada em janeiro, enquanto o Rubro-Negro estará sem calendário.
“Já está desencadeado o processo de formação de grupo, então diariamente nós temos conversado e já encaminhando alguns acertos para que o mais rápido possível se tenha um esboço de grupo, de time, para que não se fique atrasado em relação a outros clubes”, afirma o coordenador.
Cada caso é um caso
Questionado a respeito da possibilidade de ter no plantel alguns atletas campeões da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann, Hélio trata como cenário provável a apresentação de jogadores após eventuais participações em estaduais de primeira divisão. Vários componentes do grupo que esteve junto até o último domingo já fazem pré-temporada em outros clubes.
“Cada situação será analisada dentro da sua individualidade. Vamos ter um modelo, mas tentar ao máximo a melhor negociação e fazer com que a presença do jogador seja confirmada e que em tempo hábil ele esteja aqui pra começar o trabalho”, avalia.
Recopa balizará início
A data de abertura da preparação do Brasil para a Série D ainda não foi definida. A competição começa em 5 de abril. Entretanto, o Xavante pode disputar a Recopa Gaúcha antes de estrear na competição nacional. O adversário no jogo único que põe frente a frente o campeão do Estadual e o vencedor da Copa FGF será o Internacional.
“Se essa disputa for marcada para um período de começo de temporada, nós teremos que antecipar até as questões de apresentação e de começo de trabalho, mas acredito que dentro de uma coerência a federação deve colocar esse jogo a partir de março”, projeta o coordenador técnico.
