Grupo de Pelotas leva principais prêmios do Santa Rosa em Cena

espetáculo infantil

Grupo de Pelotas leva principais prêmios do Santa Rosa em Cena

Você Sabe Quem (VSQ) foi destacado em seis categorias, incluindo a de Melhor Espetáculo Infantil do festival

Por

Atualizado sexta-feira,
05 de Dezembro de 2025 às 10:36

Grupo de Pelotas leva principais prêmios do Santa Rosa em Cena
Kara, cara a cara aborda as notícias falsas (Foto: Divulgação)

A companhia pelotense Você Sabe Quem (VSQ) saiu com seis prêmios, incluindo o de Melhor Espetáculo Infantil, do Santa Rosa em Cena – Festival de Teatro, primeira edição do evento, que levou ao público 13 espetáculos no noroeste do Estado, entre os dias 26 e 29 de novembro. A edição foi composta exclusivamente por grupos gaúchos e reuniu uma programação marcada pela diversidade e pela qualidade dos espetáculos apresentados.

A VSQ, que foi responsável por abrir o evento com a peça Kara, cara a cara com o Zé: enfrentando Fake News, que conquistou o público logo na primeira noite e de quebra trouxe para Pelotas seis prêmios na categoria Infantil. “Fomos agraciados com um público maravilhoso que se empolgou com a peça e pode comentar e rir sobre ela. Só esta experiência foi suficiente para marcar nossa estada lá. Ao longo dos dias, outros grupos foram se apresentando e pudemos perceber a força que nosso estado tem em relação ao teatro, sua capacidade de criar mundos e produzir novas sensações em todos através da arte”, fala o diretor da companhia Diego Carvalho, que foi premiado como Melhor Direção e Melhor Ator.

O grupo ainda conquistou os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Figurino para Aline Cotrim e Melhor Atriz Coadjuvante para Geo Sobrinho. Na história de Kara, cara a cara com o Zé: enfrentando Fake News, a protagonista recebe a missão de entregar uma carta e, ao longo do percurso, encontra personagens que propagam boatos sobre o temido Zé Murieta, até descobrir que a realidade é bem diferente do que dizem. A narrativa dialoga com o universo das redes sociais e reforça a importância de verificar informações antes de acreditar nelas ou repassá-las.

O grupo celebrou o reconhecimento, não apenas pelos prêmios, mas pela confirmação da qualidade artística produzida em Pelotas. “Nos enche de orgulho ver nosso trabalho valorizado e saber que o público está convidado a ocupar a plateia e consumir a arte que fazemos com tanto cuidado”, destacou o diretor

Outros destacados

Além da VSQ, Pelotas esteve presente no festival com mais dois grupos: o Projeto Atuar, vinculado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Trupe Arteira de Teatro. Para Diego Carvalho, essas companhias reforçam a representatividade e a força da produção artística da Zona Sul do Estado.

A Trupe Arteira, com a peça infantil João e Maria conquistou os seguintes prêmios: Melhor Ator Coadjuvante para Tairone Dorneles; Cenário para Thairone Dorneles e Márcia Soldati e Melhor Sonoplastia para Gustavo Baldi e Dorneles. Por sua vez, o Projeto Atuar recebeu uma indicação na categoria Melhor Atriz em espetáculo Adulto, para Isis Peres, por Noite Feliz.

Em Santo Ângelo

Com dois atores, um de Pelotas e outro de Rio Grande, o Duo Duou, no dia 27 também se apresentou no Festival Internacional de Teatro Cidade dos Anjos, em Santo Ângelo, com a peça Medea(i)material.

Acompanhe
nossas
redes sociais