A companhia pelotense Você Sabe Quem (VSQ) saiu com seis prêmios, incluindo o de Melhor Espetáculo Infantil, do Santa Rosa em Cena – Festival de Teatro, primeira edição do evento, que levou ao público 13 espetáculos no noroeste do Estado, entre os dias 26 e 29 de novembro. A edição foi composta exclusivamente por grupos gaúchos e reuniu uma programação marcada pela diversidade e pela qualidade dos espetáculos apresentados.
A VSQ, que foi responsável por abrir o evento com a peça Kara, cara a cara com o Zé: enfrentando Fake News, que conquistou o público logo na primeira noite e de quebra trouxe para Pelotas seis prêmios na categoria Infantil. “Fomos agraciados com um público maravilhoso que se empolgou com a peça e pode comentar e rir sobre ela. Só esta experiência foi suficiente para marcar nossa estada lá. Ao longo dos dias, outros grupos foram se apresentando e pudemos perceber a força que nosso estado tem em relação ao teatro, sua capacidade de criar mundos e produzir novas sensações em todos através da arte”, fala o diretor da companhia Diego Carvalho, que foi premiado como Melhor Direção e Melhor Ator.
O grupo ainda conquistou os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Figurino para Aline Cotrim e Melhor Atriz Coadjuvante para Geo Sobrinho. Na história de Kara, cara a cara com o Zé: enfrentando Fake News, a protagonista recebe a missão de entregar uma carta e, ao longo do percurso, encontra personagens que propagam boatos sobre o temido Zé Murieta, até descobrir que a realidade é bem diferente do que dizem. A narrativa dialoga com o universo das redes sociais e reforça a importância de verificar informações antes de acreditar nelas ou repassá-las.
O grupo celebrou o reconhecimento, não apenas pelos prêmios, mas pela confirmação da qualidade artística produzida em Pelotas. “Nos enche de orgulho ver nosso trabalho valorizado e saber que o público está convidado a ocupar a plateia e consumir a arte que fazemos com tanto cuidado”, destacou o diretor
Outros destacados
Além da VSQ, Pelotas esteve presente no festival com mais dois grupos: o Projeto Atuar, vinculado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Trupe Arteira de Teatro. Para Diego Carvalho, essas companhias reforçam a representatividade e a força da produção artística da Zona Sul do Estado.
A Trupe Arteira, com a peça infantil João e Maria conquistou os seguintes prêmios: Melhor Ator Coadjuvante para Tairone Dorneles; Cenário para Thairone Dorneles e Márcia Soldati e Melhor Sonoplastia para Gustavo Baldi e Dorneles. Por sua vez, o Projeto Atuar recebeu uma indicação na categoria Melhor Atriz em espetáculo Adulto, para Isis Peres, por Noite Feliz.
Em Santo Ângelo
Com dois atores, um de Pelotas e outro de Rio Grande, o Duo Duou, no dia 27 também se apresentou no Festival Internacional de Teatro Cidade dos Anjos, em Santo Ângelo, com a peça Medea(i)material.
