Pelotas vai voltar a respirar música com a 14ª edição do Festival Internacional Sesc de Música. O evento vai acontecer de 19 a 30 de janeiro de 2026, confirmando a presença de cerca de 400 alunos de música e um quadro ampliado de 59 professores vindos de várias partes do mundo. Além disso, serão mais de 115 apresentações gratuitas – um número recorde -, entre concertos e recitais que ocuparão teatros, praças, igrejas, hospitais e espaços simbólicos da cidade, como o Mercado Público e a Praia do Laranjal. A programação oficial será divulgada ainda este mês. Os ingressos estarão disponíveis para reserva a partir de 14 de janeiro.
No eixo educativo, o quadro de professores foi ampliado para qualificar a formação das Orquestras Jovens Sesc, que terão especialistas em diferentes instrumentos para atendimento aos jovens do projeto social. Ao todo, entre os 59 professores, 12 nacionalidades estão representadas: Alemanha, Argentina, Bielorrússia, Brasil, Bulgária, Canadá, Espanha, Itália, Japão, Portugal, Romênia e Rússia. As classes contemplam violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro, além de práticas de orquestra, banda sinfônica e música de câmara.
Há ampla diversidade, também, entre os alunos. Com bolsas parciais e integrais, os selecionados representam 20 estados brasileiros e dezenas de cidades gaúchas. Da América Latina, há integrantes da Argentina, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela.
“O Festival Internacional Sesc de Música é uma expressão muito clara do compromisso do Sesc com a cultura como instrumento de desenvolvimento humano e social. Ao reunir professores e estudantes de diversas partes do mundo com um público entusiasmado, que acompanha atentamente cada atração, o evento reafirma o valor do encontro e da partilha, princípios que inspiram a nossa atuação há décadas. Estamos extremamente entusiasmados pelo início de mais uma bela edição”, comemora a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello.
