Uma nova e importantíssima etapa na requalificação do Theatro Sete de Abril está em andamento desde quarta-feira: a instalação da caixa cênica. O equipamento foi trazido e está sendo montado pela Cineplast Cenotécnica, vencedora do processo licitatório. Orçado em R$ 1.156.350,00, o contrato prevê o fornecimento do material e da mão de obra para a colocação dos elementos de cenotécnica no palco do teatro. A empresa tem prazo de 60 dias para a execução do serviço.
A secretária de Cultura, Carmem Vera Roig, comenta que a Cineplast Cenotécnica, de Vinhedo, em São Paulo, é qualificada para este tipo de trabalho. “Estamos muito animados e felizes porque é uma etapa fundamental para a reabertura do Sete de Abril. A equipe vai trabalhar sábado e domingo para agilizar esse processo. Semana que vem chega o pessoal para fazer a parte elétrica”, fala a secretária.
Uma das novidades é que as cortinas vão ter comando automático, algo que chega para modernizar o Sete, colocando o teatro centenário no século 21. Os elementos cenotécnicos da caixa cênica incluem: vara fixa de lambrequim; cortina mestra com sistema elétrico de acionamento; varas duplas de cenário contrapesadas; estrutura metálica para regulador de boca; bambolina mestra; lambrequim; bambolina; pernas, rotunda e ciclorama.
Essa primeira etapa será a instalação de dez motores de varas de luz, cenário e bambolinas do lado direito. “Incluindo uma cortina na boca de cena, ela vai ser motorizada e logo após dela vamos ter dois reguladores verticais, que vai ter o fechamento da boca. Se você tem um cenário menor você pode recuar das duas bocas. Vai ser um espetáculo, esse é um equipamento de ponta que é usado por teatros do Rio e de São Paulo”, complementa o encarregado da montagem Edmilson Carlos Oliveira.
Outras ações
Além da caixa cênica, outras frentes de trabalho estão devolvendo a vitalidade ao Theatro. Recentemente foi instalado o lustre da plateia – restaurado em parceria com o curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Também os camarotes receberam luminárias, que já estão funcionando. Este setor aguarda a colocação dos tecidos que revestem as paredes, o que deve acontecer em breve, segundo Carmem. “Estão para chegar os tecidos”, fala. Esse material tem tratamento antichamas.
Porém, para a reabertura das portas para espetáculos com plateia, é necessário a conclusão do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). “Estamos finalizando a instalação hidráulica, nós temos que fazer a instalação no reservatório de incêndio, uma exigência do PPCI, temos que colocar os alarmes de incêndio e fazer alguns ajustes nos banheiros. Não temos uma data ainda, mas estamos entusiasmados. Dá uma energia ver que as coisas estão acontecendo”, fala a secretária.
De acordo com a prefeitura, a licitação do elevador e plataforma elevatória está em fase de habilitação da empresa. Por meio da assessoria de comunicação, o prefeito Fernando Marroni (PT) se manifestou sobre essa movimentação no Sete de Abril. “Estamos muito felizes com o início de mais essa etapa. É um passo importantíssimo na direção da retomada do funcionamento pleno do nosso Sete de Abril”, disse Marroni.
