Após o empate em 1 a 1 entre Brasil e Gaúcho, no Bento Freitas, pelo jogo de ida das semifinais da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann, o zagueiro Luiz Fernando, da equipe de Passo Fundo, acusou um torcedor do Brasil de racismo quando se encaminhava para o vestiário visitante.
Em nota, o Gaúcho informou que o atleta registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. Acompanhado por policiais, Luiz Fernando conversou com a equipe de arbitragem, e o caso deve constar na súmula que será publicada nesta sexta-feira no site da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
O Brasil também divulgou uma nota de repúdio, afirmando estar “trabalhando, junto às autoridades competentes, para esclarecer o ocorrido e adotar todas as medidas cabíveis”. O clube confirmou ter identificado o torcedor acusado pelo zagueiro.
Em campo, Luiz Fernando marcou o gol de igualdade do Gaúcho no início do segundo tempo. O jogo de volta será disputado no próximo domingo, às 15h, na Arena BE8.
Nota do Brasil
“O Grêmio Esportivo Brasil manifesta seu mais firme repúdio a todo e qualquer ato discriminatório ocorrido no Estádio Bento Freitas, independentemente de sua natureza ou circunstância. Informamos que o clube tomou conhecimento do fato e já está trabalhando, junto às autoridades competentes, para esclarecer o que ocorreu e adotar todas as medidas cabíveis.
Fundado por homens negros e pioneiro ao colocar o primeiro atleta negro em campo na Liga Pelotense de Futebol, o Brasil carrega em sua história a luta por igualdade e dignidade. Por isso, reforçamos que atitudes como essa jamais serão toleradas dentro da nossa casa
O Brasil reafirma seu compromisso permanente com a promoção do respeito, da inclusão e da dignidade humana. Racismo, injúria racial e qualquer manifestação discriminatória são crimes e serão sempre tratados com a seriedade que exigem.
O clube seguirá colaborando para que os fatos sejam esclarecidos e reafirma sua postura inegociável de combate a toda forma de preconceito.”
Nota do Gaúcho
“O Sport Clube Gaúcho vem a público manifestar seu mais firme e absoluto repúdio ao episódio de injúria racial cometido contra o nosso zagueiro Luiz Fernando, que ocorreu no Estádio Bento Freitas, após o jogo de ida da semifinal da Copa FGF.
Ressaltamos que qualquer ato de racismo é inadmissível em qualquer dia, mas sua ocorrência justamente no Dia da Consciência Negra torna o fato ainda mais grave, simbólico e doloroso.
Após o jogo, o atleta realizou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Pelotas.
O Gaúcho reafirma seu compromisso permanente com a promoção do respeito, da igualdade e da dignidade humana. Racismo é crime e deve ser enfrentado com seriedade e firmeza.
Prestamos total solidariedade ao atleta atingido e reforçamos que não toleraremos qualquer forma de preconceito.”