Em sua terceira edição, o Congresso Presença Negra: Legado e Futuro tem início nesta quarta-feira (19) e segue até sexta-feira (21), no Auditório Sicredi. A programação reúne dezenas de palestras, expositores, feira temática e praça de alimentação. O evento é gratuito e, ainda na terça-feira (18), já havia tido todos os ingressos esgotados.
Considerado o maior do Estado, o congresso busca abordar a negritude em seus diversos aspectos, valorizar a cultura afro-brasileira, fortalecer o protagonismo negro e promover o enfrentamento ao racismo estrutural. “As expectativas são as melhores possíveis. Temos mais de 2 mil pessoas inscritas, de oito cidades – inclusive da Capital. Chegamos à terceira edição com todas as expectativas que tínhamos desde o início”, afirma o idealizador do evento e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, vereador Cesar Brisolara (PSB).
A temática é considerada de extrema relevância para Pelotas, município com a maior população negra do Rio Grande do Sul e marcado, historicamente, pelo trabalho do povo afrodescendente. “Temos uma história negra enraizada. Tudo nesta cidade foi feito por mãos negras – absolutamente tudo, menos a Lagoa dos Patos. E, quando pensamos em um evento desse tamanho e dessa proporção, percebemos que havia uma lacuna”, observa o vereador.
Ele explica que, em 2023, ano da criação do evento, quando presidia a Câmara de Vereadores, havia a pretensão de promover uma iniciativa que tivesse simbolismo e gerasse reflexão para a cidade. Já na segunda edição, identificou-se que o congresso se tornara o maior da região. “Hoje, podemos dizer, sem sombra de dúvida, que este é o maior evento do Rio Grande do Sul ligado à questão racial. Existem alguns na Capital, em Esteio, mas nenhum desta proporção – e gratuito”, adiciona Cesinha.
O vereador destaca que o congresso coloca Pelotas em posição de protagonismo no debate racial no Rio Grande do Sul. “Pelotas se apresenta e apresenta um momento de reflexão, de busca por caminhos e de discussão para a população negra – algo que não encontramos em nenhum outro espaço do Estado”, conclui.
Programação
No primeiro dia será realizada a tradicional cerimônia da Medalha Mestre Batista, às 18h, no Auditório Sicredi. A medalha leva o nome de uma figura de importante referência da cultura popular e da resistência negra de Pelotas. Desta forma, a premiação é concedida a pessoas que se destacam pela trajetória, contribuição e compromisso com a valorização da identidade negra e a luta contra o racismo.
Cada bancada da Câmara de Vereadores terá um homenageado: Daiane Vieira de Moraes, Iuri da Rosa Garcia, Fábio Goulart Leal, Flávio Luiz Silva de Souza, Gilda Maria Maciel Alves, Marielda Barcellos Medeiros, Maria Tereza Barboza, Sandro Ávila Medeiros, Wellington Castanheira e Vilson Farias.
Nos outros dois dias, o evento contará com as mais de 50 palestrantes, incluindo referências nacionais. Na quinta-feira, entre as atrações do dia, estão Thaíde, Priscila Tossan, Manoel Soares e Nelson Triunfo. Já na sexta, há MV Bill, Zudizilla, Rafuagi, Renato Dornelles e diversos outros nomes e grupos. O nome do rapper Projota também foi confirmado pela organização.
O evento é realizado pela Câmara de Vereadores, pela Comissão de Direitos Humanos e pelo Coletivo Um de Nós, com apoio institucional de Sesc, Sebrae, Senac e Osirnet.
