A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizou, nesta terça-feira (17), o 3º Seminário Nosotras. O encontro reuniu lideranças, pesquisadores, estudantes e profissionais da área no Campus I da UCPel.
Com o tema “Políticas, Saberes e Práticas de Resistência no Enfrentamento da Violência contra Mulheres e Meninas”, o encontro teve início pela manhã, em formato virtual, com a apresentação de pesquisas, projetos e relatos de experiências. À tarde, presencialmente e com transmissão ao vivo pelo Youtube da UCPel, o evento contou com painéis temáticos, debates e apresentações de dados.
Espaço de visibilidade
A pró-reitora Administrativa da UCPel, Magda Westermann, entende a importância do programa de extensão para a universidade, que é comunitária e tem um vínculo vital com a comunidade: “por meio do Observatório, a UCPel não se exime em participar do enfrentamento da violência contra mulheres e meninas. É um espaço plural e de visibilidade para um tema tão importante”, enfatiza.
A professora Vini Rabassa, coordenadora do Observatório Nosotras, ressalta que discussões como essa impactam na criação de novos hábitos: “o fim da violência só ocorrerá, não com a criação de novas políticas, mas, com a instauração de uma nova cultura na sociedade”, finaliza.
O Observatório
O Observatório Nosotras é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas Sociais, Cidadania e Serviço Social da UCPel, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH). O grupo de pesquisa foi criado em 2023 e tem como objetivo avaliar e contribuir com propostas de políticas e programas sociais para mulheres e meninas em situação de violência na metade sul do RS.
