Brasil volta a vencer o Juventude e enfrentará o Gaúcho na semifinal

Copa Professor Ruy Carlos Ostermann

Brasil volta a vencer o Juventude e enfrentará o Gaúcho na semifinal

Xavante aplica outro 2 a 1 no jovem time do Alviverde e fica a quatro jogos do título

Por

Atualizado domingo,
16 de Novembro de 2025 às 19:16

Brasil volta a vencer o Juventude e enfrentará o Gaúcho na semifinal
Patrikão (foto) chegou ao quarto gol na competição (Foto: Jô Folha)

O Brasil voltou a vencer o Juventude por 2 a 1, no Bento Freitas, e está classificado às semifinais da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann. O triunfo deste domingo (16) foi construído com gols de Luiz Eduardo, contra, e Patrikão. De pênalti no último lance, Gui Teixeira descontou. No placar agregado da segunda fase, 4 a 2.

O Rubro-Negro terá pela frente o Gaúcho na disputa por um lugar na decisão do título. A partida de ida vai ocorrer na Baixada, já no meio da semana, enquanto o duelo derradeiro será na Arena Be8, em Passo Fundo, provavelmente no próximo domingo. Quem passar disputará a taça contra o ganhador do confronto entre Pelotas e Aimoré. O Índio Capilé voltou a superar o Esportivo por 1 a 0, desta vez fora de casa, e se classificou para encarar o Lobo.

Gol contra encaminha vaga

Em um primeiro tempo no qual Gilson Maciel só não repetiu Gabriel Oliveira em relação à equipe titular escalada no Alfredo Jaconi, o Rubro-Negro não teve grande volume ofensivo. O estreante Tiepo não chegou a ser exigido antes do intervalo – a melhor situação do time sub-20 do Juventude, reforçado novamente por alguns nomes do time principal, foi um chute de Gui Teixeira, por cima.

A vantagem de um gol no placar agregado aumentou aos 43 minutos em um vacilo da defesa do time da Serra. Após cruzamento da direita de Yuri, a bola tocou no travessão e enganou o goleiro Leonardo. Na pequena área, Wesley Santos disputou com Luiz Eduardo e o camisa 2 adversário acabou mandando para as redes: gol contra.

Yuri fez os cruzamentos para os dois gols; Patrikão anotou o segundo (Foto: Jô Folha)

Mais chances geram segundo gol

Para a etapa final, Giovani Alvisi entrou no lugar de Thiago Góes, modificando a estrutura do meio-campo ao atuar recuado, como primeiro homem, liberando Alan e Murilo. Ao contrário da metade inicial do jogo, o Brasil conseguiu chegar com frequência ao terço final para ameaçar a equipe do técnico Filipe Dias. Aos quatro, Alan recebeu cruzamento de Wesley Santos e finalizou forte. A defesa bloqueou e evitou o segundo gol.

Em seguida, aos seis, Murilo pegou sobra na entrada da área e bateu firme de canhota. No canto direito, Leonardo se esticou e salvou o Juventude. Algo que não foi possível aos 21. Alan acionou Yuri, e o camisa 2 cruzou na medida para Patrikão. O centroavante voltou a marcar de cabeça, como havia feito na Serra, sem chances para o goleiro: 2 a 0.

Tiepo estreou na vaga de Gabriel Oliveira (Foto: Jô Folha)

Trocas e desconto

Com a situação encaminhada, Gilson Maciel realizou substituições no Rubro-Negro. O adversário respondeu e marcou com Galego, que desta vez começou no banco. O centroavante completou para as redes após rebote de falta. Porém, estava impedido. O estreante da tarde, Tiepo, apareceu aos 42 minutos para fazer grande defesa no ângulo e impedir um gol de falta de Scatolin.

Já nos acréscimos, Felipe Camargo cometeu pênalti. Gui Teixeira cobrou e Tiepo quase defendeu, mas não evitou o gol de honra do Juventude, que se despediu da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann descontando o placar no último lance: 2 a 1.

Ficha técnica

Brasil (2): Tiepo; Yuri, Jô, Felipe Camargo e Otávio; Alan (Matheus Obina, 25’ 2T), Murilo, Silvano (Johann, 40’ 2T), Thiago Góes (Giovani Alvisi, intervalo) e Wesley Santos (Daniel, 25’ 2T); Patrikão (Pescoço, 27’ 2T). Técnico: Gilson Maciel.

Juventude (1): Leonardo; Luiz Eduardo, Kauê Lima, Bernardo e Matheus Henrique (Lucas, 36’ 2T); Kaynan (Sasso, 15’ 2T), LH (Trevisol, intervalo) e Gui Teixeira; Scatolin, Yarlei (Marlon, 15’ 2T) e Lucca (Emerson Galego, 24’ 2T). Técnico: Filipe Dias.

Gols: Luiz Eduardo [contra], aos 43’ 1T, e Patrikão, aos 21’ 2T (B); Gui Teixeira, aos 49′ 2T (J).

Cartões amarelos: Alan, Daniel e Murilo (B); Bernardo (J).

Árbitro: Allan Ricardo Freitas da Rosa Azevedo.

Local: Bento Freitas.

Acompanhe
nossas
redes sociais