O principal acesso à Zona Norte de Pelotas está em obras. A requalificação da avenida Fernando Osório teve início visível nesta semana, com intervenções iniciais no sistema de drenagem em frente à Praça do Colono, próximo à rótula com a avenida Dom Joaquim.
De acordo com o secretário de Transportes e Trânsito (STT), Flávio Al-Alam, este é o primeiro passo para a requalificação da Fernando Osório. Os motoristas poderão deparar-se com interdições totais no trecho, como aconteceu na primeira hora da manhã da última terça-feira.
Após o início da obra e a intervenção total, que causou grande lentidão no trânsito local, foi liberada pista única no sentido Centro-bairro, o que deve permanecer pelos próximos dias, salienta Al-Alam.
A recomendação da secretaria é pela busca de rotas alternativas, como por exemplo a rua João Jacob Bainy para quem se desloca pela avenida Francisco Caruccio em direção à Fernando Osório e pretende acessar o bairro Três Vendas.
Por nota encaminhada à reportagem, o secretário reforça que “não estão descartados alguns fechamentos totais para o tráfego de veículos em alguns dias durante a execução da obra, mas que a STT fará a sinalização prévia para que os usuários possam ter acesso a caminhos alternativos”.
A expectativa da prefeitura é de conclusão da obra em oito meses, no custo total de mais de R$ 12 milhões. O projeto envolve melhorias em pavimentação asfáltica, drenagem, sinalização e recuperação da ciclovia.