Um desfile de moda promovido pela Liga Feminina de Combate ao Câncer movimentou as mulheres da sociedade pelotense. O evento ocorreu na tarde de 14 de agosto de 1974, no Clube Comercial e reuniu a estilista Hermínia e a modelo e atriz Rejane Vieira Costa (1954-2013), que havia sido miss Brasil e vice-miss Universo em 1972.
Rejane era de Cachoeira do Sul, mas foi criada em Pelotas. Aos 17 anos, quando trabalhava em uma loja de calçados, foi convidada para concorrer ao Miss Pelotas. Representando o município e o país chegou até o Miss Universo, perdendo o título para a australiana Kerry Anne Wells.
A partir da década de 1980, morando no Rio de Janeiro, transformou-se em uma requisitada atriz da TV Globo, participando tanto de novelas quanto de programas humorísticos.
Entre as novelas em que Rejane atuou estão: Ti-ti-ti (1985), Felicidade (1991-92), A Viagem (1994) e Era uma vez (1998), pela Globo. Posteriormente, também atuou em produções da Record, como Ribeirão do tempo (2010-2011). Atuou também no cinema, ao lado de Grande Otelo, no filme Negrinho do Pastoreio.
No desfile no Comercial, Rejane vestiu peças de alta costura em crochê, criações de Hermínia, que tinha um trabalho reconhecido em todo o país, na Europa e nos Estados Unidos. As criações de Hermínia se tornaram famosas pelos desenhos, pelo colorido e variedade de modelos, tornando-se peças de colecionadoras.
Fontes: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense