Rio Grande terá cinco candidatos à prefeitura nas eleições municipais deste ano. Estão na disputa o atual prefeito Fábio Branco (MDB), Halley Souza (PT), Renato Lima (Novo), Cláudio Esperon (DC) e Daniel Borges (PL). Confira os documentos na íntegra abaixo.
O plano de governo de Halley Souza tem 99 páginas e é dividido por temas, como a reconstrução de serviços públicos, integração de políticas sociais e diálogo com as comunidades. “A Frente Popular está propondo um programa de governo ancorado nos princípios da justiça social, do desenvolvimento sustentável, da responsabilidade fiscal e da participação cidadã, para transformar Rio Grande no município que sonhamos”, diz o documento.
O programa de Branco tem 15 páginas e destaca ações de seu primeiro governo. As propostas são apresentadas com uma série de eixos estratégicos com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Agenda 2030 da ONU. “O que se vê atualmente, e temos o compromisso de manter ao longo dos próximos quatro anos, é um permanente diálogo e parceria junto às entidades e instituições”, destaca o documento.
O plano do candidato do PL tem sete páginas e propõe medidas como o estímulo à participação popular e a implantação de escolas cívico-militares. No desenvolvimento econômico, aponta a diversificação da economia do município. “Estamos apresentando um plano de governo factível com metas, objetivos e indicadores capazes de abordar o mais urgente e importante, realizando um governo sério, comprometido e com prioridades bem definidas”, diz o texto.
Já o documento apresentado pela chapa de Renato Lima tem 12 páginas e foca em críticas à política tradicional e se apresenta como uma “gestão técnica e qualificada”. “Rio Grande precisa, e nós temos um plano de ação verdadeiro onde o cidadão será valorizado, tendo independência de tomar o seu próprio destino, prosperando numa cidade que proporcione oportunidades”, diz o texto.
O programa de governo de Esperon tem sete páginas e apresenta o currículo dos candidatos a prefeito e vice. As propostas são apresentadas em formato de lista, dividida por temas como meio ambiente, segurança e saúde. Entre as propostas estão a implantação do IPTU Verde, o cercamento eletrônico do município e a retomada do trem de passageiros.