A 99ª Expofeira de Pelotas recebeu o lançamento regional da versão repaginada do Programa Líder, iniciativa do Sebrae que busca fortalecer lideranças e acelerar o desenvolvimento sustentável por meio da cooperação entre setores da sociedade. Agora chamado Territórios Empreendedores, a iniciativa mantém a essência do anterior, mas com uma estrutura mais robusta voltada ao desenvolvimento local.
O objetivo é provocar reflexão e identificar lideranças engajadas. “A ideia é que o início da metodologia aconteça no começo do ano que vem, por volta de março”, explica Ciro Vives, gerente da Regional Sul do Sebrae. O evento reuniu representantes do poder público, universidades, terceiro setor e setor empresarial.
O prefeito de Pelotas, Fernando Marroni (PT), destaca a importância da cooperação. “É importante que essa jornada dos territórios traga conhecimento e incentive o trabalho coletivo: setor privado, público, terceiro setor, junto com quem produz ciência e tecnologia. Esse é o mundo do futuro”, afirma.
Para o prefeito de São Lourenço do Sul, Zelmute Marten (PT), o evento é de grande importância para os municípios da Região Sul e seus interesses. “Além do apoio às micro e pequenas empresas, o Sebrae reúne lideranças regionais e colabora no estabelecimento de pautas comuns e prioridades estratégicas suprapartidárias”, comenta ele.
A prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira (PT), também estava presente e destacou o evento como um momento de troca de experiências e busca por alternativas para impulsionar o desenvolvimento regional. “Podemos construir não apenas para cada cidade, mas para toda a região, porque o crescimento coletivo é mais forte e efetivo”.
Programa Líder
O Líder começou em 2007 como piloto nacional, com Pelotas entre as cidades escolhidas. Em 2007 e 2008, lideranças locais construíram um mapa estratégico com eixos de qualidade de vida, recursos hídricos, turismo, agronegócio, energias limpas e alta tecnologia. Em 2016 e 2017, o programa foi retomado como Fronteira Sul, conectando a região Sul à Campanha e Fronteira, e em 2018-2019 houve um novo olhar, fortalecendo conexões e integrando novas lideranças. Foram criadas governanças locais e fortalecimento da quádrupla hélice (poder público, empresas, universidades e sociedade civil).
Frutos duradouros incluem a criação do Parque Tecnológico de Pelotas, incubadoras fortalecidas, planos municipais de turismo, inserção dos municípios no mapa nacional e surgimento de redes de cooperação.
Territórios Empreendedores
O programa é uma jornada coletiva de cooperação entre setor público, privado, educação e sociedade civil, com objetivo de construir uma visão de futuro e elaborar uma agenda integrada de desenvolvimento territorial. Entre os objetivos estão gerar autonomia territorial, promover desenvolvimento multidimensional e fomentar inovação socioterritorial e inclusão produtiva, especialmente em micro e pequenas empresas.
O programa tem três fases:
- Pré-Líder: explorar o território, com dados e entrevistas para mapear vocações e potencial;
- Planejamento: avaliar maturidade do ecossistema, definir trilhas, eixos prioritários e construir agenda integrada;
- Fase Viva: execução do plano, acompanhamento de resultados e ajustes contínuos.
O Sebrae atua como orquestrador, apoiando estruturação, metodologias e recursos. Ainda, um Comitê Orquestrador de oito a dez lideranças auxilia na governança, articulação de recursos e fortalecimento de redes.
Entre os benefícios, destaca-se a visão coletiva de futuro, governança ativa, agenda estratégica viva e a construção de confiança entre atores, promovendo desenvolvimento sustentável e inovação territorial.