Evitar “invenções” de última hora às vésperas da 3ª Maratona Sesc de Pelotas é uma das principais dicas dadas por especialistas em preparação física e nutrição. Ao programa Papo da Hora, da Rádio Pelotense 99,5 FM, profissionais dessas duas áreas, além da psicologia, falaram sobre pontos considerados cruciais para otimizar o desempenho nas provas, que começam a partir das 6h30min de domingo (12).
O preparador físico Ícaro Schultze enfatiza: não há ganho de condicionamento em poucos dias. “Para uma corrida longa, o preparo não pode começar agora. O que foi feito, foi feito. Nessa semana, o segredo é não inventar. Temos a tendência de copiar atletas, mas o corpo precisa estar adaptado. O risco é grande. Nunca usou carbogel na vida? Não use agora. Nunca fez café elaborado pré-treino? Não faça pré-prova. Mantenha sua rotina”, afirma.
A nutricionista Marina Valença destaca a importância de caprichar nos carboidratos, proteínas magras e gorduras boas. “Na véspera, mantenha tudo aquilo que foi testado nos treinos, desde a refeição pré-corrida até a marca e o horário dos suplementos. Nada de novidades de última hora. Cada pessoa tem um corpo, uma estratégia, e o segredo é respeitar aquilo que funcionou”, orienta.
Pré e pós-prova
Ícaro recomenda chegar cedo no domingo – uma hora antes – para o aquecimento. O preparador físico indica movimentos rotacionais das articulações e exercícios de mobilidade de tornozelo e quadril, além de saltos e movimentos de queda. Para as horas que antecedem o evento, Marina ressalta a necessidade de evitar leite e derivados, alimentos gordurosos e excesso de fibras, que podem causar desconforto intestinal.
“[No sábado] Um jantar simples e eficiente pode ser um macarrão com molho de tomate, carnes magras, arroz branco com frango e legumes cozidos”, sugere a nutricionista. Para após a corrida, água, frutas, carboidratos de boa qualidade e boas fontes de proteína, como ovos, iogurte ou sanduíche com frango, por exemplo, ajudando na recuperação muscular e reduzindo dores e cansaço extremo no dia seguinte.
Saúde mental
A psicóloga Olga Viedo também participou do Papo da Hora e comentou a respeito dos benefícios da corrida, esporte em alta no mundo, para a saúde mental – ajudando a reduzir sintomas de depressão e ansiedade. “Mesmo que a motivação inicial seja a estética, a vaidade ou modinha de postar uma selfie suado com legenda motivacional, o impacto da corrida no cérebro é real”, explica.
De acordo com a especialista, a ciência mostra que atividade física melhora a memória, aumenta a produção de neurotransmissores como dopamina e acetilcolina, essenciais para a cognição, fortalece o sistema de resposta ao estresse e ainda protege contra o declínio cognitivo. Além disso, libera endorfinas, substâncias naturais que promovem sensação de felicidade e bem-estar, melhorando o humor.
Números por prova
São 321 registrados na maratona de 42 quilômetros; 897 inscritos na meia maratona de 21 quilômetros; 687 na prova de dez quilômetros; 1.216 na corrida de cinco quilômetros; e 500 na caminhada participativa.
As provas de 42 e 21 quilômetros terão largada às 6h30min do domingo no Mercado Central, enquanto as rústicas menores de cinco e dez quilômetros começam às 9h e a caminhada participativa às 10h.