DNIT lança mais um edital de manutenção para trechos do Polo Pelotas

medidas

DNIT lança mais um edital de manutenção para trechos do Polo Pelotas

Licitação é a segunda lançada para administrar quatro trechos da rodovia

Por

DNIT lança mais um edital de manutenção para trechos do Polo Pelotas
(Foto: Jô Folha)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), publicou nesta segunda-feira (6), um novo edital de licitação para a contratação de empresas responsáveis pela manutenção básica e recuperação de trechos da BR-116 sob administração do Polo Pelotas, contemplando o trecho entre os quilômetros 529,4 e 659,9 da rodovia. A medida passa a valer a partir do final da concessão. As empresas contratadas ficarão responsáveis por realizar serviços rotineiros, como roçada, limpeza e manutenção de pista. Os contratos são de dois a três anos, sendo que serão renovados a cada ano, e limitados a cinco anos. O valor é de aproximadamente R$ 350 milhões sobre os cinco contratos.

O aviso é o segundo em menos de uma semana e integra o processo de transição após o término do contrato com a concessionária Ecovias Sul, marcado para 4 março de 2026. Na última semana, foi anunciado o primeiro edital, que contempla um total de 84,26 quilômetros, divididos entre a BR-392 (do km 0 ao km 68,4) e a BR-116 (do km 513,54 ao km 529,4).

Gestão

De acordo com o Dnit, a manutenção dos trechos será assumida a partir da primeira quinzena de março de 2026, logo após o término do contrato com a Ecovias Sul. Em nota, o órgão informou que não haverá período de transição. “Um dia será com a Ecovias Sul (referente ao último dia do contrato) e no outro será com a autarquia”. O contrato se encerra em 4 de março.

A primeira contratação já foi lançada e as propostas serão conhecidas no dia 16 de outubro. Segundo o Dnit, a realização dessas licitações de forma antecipada busca evitar que os trechos fiquem sem manutenção após o encerramento da concessão.

As empresas contratadas serão responsáveis por serviços rotineiros, como roçada, limpeza e conservação da pista. Os contratos terão duração de dois a três anos, com renovações anuais e limite de cinco anos. O investimento total previsto é de aproximadamente R$ 350 milhões.

Os quatro trechos:

  • BR-392 de Pelotas até Santana da Boa Vista
  • BR-392 de Pelotas até Rio Grande
  • BR-116 de Pelotas até Camaquã
  • BR-116 de Pelotas até Jaguarão

Acompanhe
nossas
redes sociais