Freguesia de São Francisco de Paula tem um novo cemitério na rua do Passeio

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Freguesia de São Francisco de Paula tem um novo cemitério na rua do Passeio

Por

Há 200 anos

A Freguesia de São Francisco de Paula, que deu origem ao município de Pelotas, ganhou um novo cemitério para a comunidade. Até então, havia um “campo santo”, aos fundos da, então, igreja São Francisco de Paula. O local ficou pequeno para acolher a demanda da comunidade que crescia.

“A Freguesia estava se urbanizando com muita rapidez, a Irmandade decidiu, no dia 13 de maio de 1825, construir um novo campo santo”, relembra o pesquisador e escritor coronel Alberto Rosa Rodrigues, no livro As primitivas ruas de Pelotas – Um olhar do presente sobre o passado (2022), obra que integra a coleção Cadernos do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas (IGHPel).

De acordo com Rodrigues, os restos mortais foram transferidos para o quadrante composto pelas ruas: do Passeio, atual Bento Gonçalves,  Augusta, hoje chamada de General Osório, do Vigia, a Argolo e das Flores, conhecida atualmente por Andrade Neves. “Este cemitério existiu até 1855. Quando, mais uma vez, foi feito outro translado dos corpos para o novo campo santo que estava sendo construído na Estrada do Fragata”, informa o escritor.

Homenagens

Porém, essa não foi a primeira vez que a rua do Passeio, criada em 1815, e, posteriormente, rebatizada de Bento Gonçalves, abrigou um cemitério. O primeiro foi inaugurado em 1812 e encerrado em 1819, na rua Santa Cruz e seus campos se estendiam da avenida Bento até a Almirante Barroso.

Essa via também foi chamada de Conde D’Eu, após a visita da família imperial à cidade. O nome de Bento Gonçalves surgiu para homenagear o líder dos farroupilhas.

Há 90 anos

Times de basquete se enfrentam pelo campeonato da Liga Atlética Pelotense

Na noite de 2 de agosto de 1935 foi realizada uma partida de basquetebol do campeonato promovido pela Liga Atlética Pelotense. Os times Sport Clube Pelotas e Gaúcho se enfrentaram na quadra do áureo-cerúleo. Na época esta entidade tinha o objetivo de desenvolver este novo esporte, chamado por bola ao cesto ou basket-ball, no município.

O Pelotas estreou com sucesso contra o time do 9º Regimento, se vencesse mais essa partida se manteria na liderança. Por sua vez, o Gaúcho, ainda não tinha marcado pontos na tabela de classificação.

O Regimento tinha dois jogos e uma vitória e o Bancário era o lanterninha, com dois jogos e uma vitória.

Jogou pelo Gaúcho, os atletas Gastão, Cinja, Hermes, Adail e Pereira. O time do Pelotas era composto por Aleixo, Ciro, Luiz, Aldo e De Boer.

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 50 anos

Projeto de pavimentação é autorizado pelo prefeito

O prefeito Ary Alcântara, em 1975, autorizou a Secretaria municipal de Obras e Viação a lançar as concorrências necessárias para implantar o plano de urbanização e saneamento na, então, Vila Santa Terezinha. O projeto previa a pavimentação de 40 mil metros quadrados.

A implantação do Plano de Urbanização e Saneamento na vila Santa Terezinha, em uma primeira etapa, abrangeria as ruas: Santo Antônio; Santa Cecília; São Pedro; São Jorge; Santa Maria; São Miguel; São José; São Geraldo; São João; e São Francisco.

A prefeitura pretendia começar as obras no segundo semestre daquele ano.

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Acompanhe
nossas
redes sociais