Telessaúde faz 822 atendimentos no ano em Pelotas e supera 2024

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Telessaúde faz 822 atendimentos no ano em Pelotas e supera 2024

Número já ultrapassa os dados do ano passado, após implementação de nova política

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Telessaúde faz 822 atendimentos no ano em Pelotas e supera 2024
Serviço deve ser novamente ampliado com recursos obtidos no PAC (Foto: Divulgação)

Nos primeiros sete meses de governo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pelotas já ultrapassou o número de atendimentos via Núcleo Municipal de Telessaúde de todo o ano passado. Se em 2024 foram 698 matriciamentos (trabalho em conjunto entre médicos da atenção primária e da atenção especializada para traçar um plano de cuidado e intervenção em casos de pacientes cujo quadro é mais complexo), até ontem foram contabilizados 822.

O número deve continuar crescendo ao longo do ano. Dia 18 de julho, o governo federal, via PAC Saúde, anunciou para Pelotas a aquisição de 11 kits com computadores e câmeras para qualificar o atendimento do Núcleo Municipal do Telessaúde, no valor de R$ 200 mil. Assim, a expectativa é de que o serviço ganhe ainda mais musculatura, ampliando a disponibilidade de recursos para os médicos da atenção primária interagirem a distância com os colegas especialistas por meio de imagens, videochamadas e troca de mensagens instantâneas sobre casos em análise dos usuários que procuram o serviço público de saúde em Pelotas.

“São computadores com câmeras de boa qualidade para que se possa fazer videoconferências nas UBSs para discutir casos das nossas especialidades que têm atendimento em Telessaúde”, esclarece a secretária de Saúde, Ângela Moreira Vitória.

O que mudou

“Até o ano passado, quando um paciente era encaminhado a uma especialidade, ele era aceito no sistema e entrava na fila”, explica Ingrid Oliveira, chefe do Núcleo de Gestão e Regulação da SMS. Agora, o regulador é orientado a identificar se o caso pode ser discutido primeiro por matriciamento e faz essa demanda ao médico solicitante. Além dessa, outras ações contribuíram para a ampliação do serviço, que se dá entre profissionais da Medicina. Ingrid cita a disponibilidade maior de profissionais no sistema, com extensão do horário de atendimento, e o incentivo para recorrer ao matriciamento entre as equipes da Atenção Primária.

A vantagem se dá nas duas pontas. No sistema, com a redução da fila para consultas, e para o usuário, que não precisa se deslocar até um ambulatório para ser atendido depois de aguardar na fila para ter acesso à opinião de um especialista. “Quando um caso matriciado apresenta resolução, como felizmente tem acontecido, é um encaminhamento a menos no sistema público de saúde do município”, afirma Ingrid Oliveira.

Funcionamento

O Núcleo Municipal do Telessaúde oferece o serviço nas especialidades de Pediatria, Dermatologia (pele e feridas), Nefrologia, Cardiocirurgia, Ortopedia e Pré-natal nas 51 UBSs que compõem a rede. Dentre elas, a Virgílio Costa, no bairro Fragata, zona oeste de Pelotas. É lá que há três anos o médico de família Fernando Lima atua na Atenção Primária à Saúde. Para ele, o matriciamento é uma rica oportunidade de troca de conhecimento com um colega de profissão, com o qual recebe orientações, sugestões de condutas, diretrizes e o melhor encaminhamento para resolução dos casos dos seus pacientes. “É extremamente positivo, e o uso de tecnologias nos serviços de saúde é incontornável hoje em dia”.

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