Primeira semana de agosto será chuvosa na Zona Sul
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira28 de Novembro de 2024

Clima

Primeira semana de agosto será chuvosa na Zona Sul

Após semana com predomínio de ar quente no RS, novo panorama prevê nebulosidade com redução da temperatura

Por

Atualizado sexta-feira,
02 de Agosto de 2024 às 19:46

Primeira semana de agosto será chuvosa na Zona Sul
Chuva estará presente nos primeiros dias de agosto. Foto: Lucas Kurz.

O fim de semana deve marcar o início de um período chuvoso na Zona Sul. O CPPMet da UFPel prevê um sábado de calor, mas a chegada de frente fria no fim da tarde indica nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas para toda a região.

A previsão indica temperatura mínima de 17ºC e máxima de 27ºC neste sábado. No domingo, a variação térmica é menor: mínima de 12ºC e máxima de 15ºC.

Na região, a mínima deve ser de 11ºC em Santa Vitória do Palmar no domingo e a máxima não passa de 15ºC.

Período nebuloso

De acordo com o meteorologista Henrique Repinaldo, há sobre o Estado o domínio de massa de ar quente, o que elevou as temperaturas ao longo da semana. Na sexta, a máxima foi de 26ºC em Pelotas.  “O calor permanece durante boa parte do sábado, quando se tem a mudança de panorama.”

O domingo será de chuvas, que “devem permanecer até quinta ou sexta-feira, com períodos de dia com precipitação e bastante nebulosidade, então não eleva a temperatura durante a semana”, projeta Repinaldo.

Após um julho seco, agosto pode ultrapassar a média mensal de precipitações, de acordo com Repinaldo. No mês que passou, choveu apenas 25 milímetros, abaixo da média, cem milímetros.

Já em agosto, apenas nos primeiros dez dias do mês deve chover de 70 a 110 milímetros – a média mensal é de 125 milímetros.

Durante a próxima semana, as mínimas devem permanecer altas e as máximas não se elevam, se mantendo entre 15 a 20ºC. O período de nebulosidade mantém “uma baixa amplitude térmica”, explica Repinaldo.

Já para o próximo final de semana, as mínimas devem baixar de 10ºC, com uma entrada de frente fria mais forte, mas sem chuvas.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais