Os constantes ataques de criminosos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e até mesmo à sede da Secretaria de Saúde de Pelotas, comprometendo o atendimento à população, resultaram em um encontro entre o diretor de Infraestrutura e Logística da pasta, Luiz Belletti, e o secretário de Segurança, major Márcio Medeiros. Na reunião, ficou definido que a segurança será reforçada nas áreas mais sensíveis e que os vigilantes passarão por capacitação.
Das 52 unidades, Belletti cita os postos de saúde do Obelisco, Porto, Navegantes, Getúlio Vargas, Sítio Floresta e, mais recentemente, o da Salgado Filho, como alvos de criminosos. Ele lamenta que uma cidade com o porte de Pelotas, em termos de segurança, ainda não consiga conter esses crimes contra o patrimônio público. Ainda ontem, Belletti esteve na CEEE Equatorial tentando restabelecer o abastecimento de energia elétrica da UBS Salgado Filho, após uma tentativa de furto de fios. Já o encontro com o secretário de Segurança o deixou mais esperançoso.
O titular da pasta, major Márcio Medeiros, destaca que algumas das imagens enviadas ao diretor se referem a ações antigas e que não houve queima da caixa de luz. “Esses furtos e arrombamentos têm nos incomodado. Mesmo que o número não seja consideravelmente alto, eles continuam ocorrendo”, comenta o major.
Na UBS do Obelisco, onde a estrutura está sendo ampliada, o temor é pela fragilidade dos telhados, que facilitam o acesso dos ladrões. Uma funcionária contou que o prédio original é de laje, e que, quando houve arrombamento, foi justamente pelo único ambiente com forro de fibrocimento, o qual, hoje, já conta com grade de proteção, assim como quase todas as aberturas da unidade. Na unidade, foram levados fogão, botijão de gás e micro-ondas.
Medidas
Entre as providências anunciadas, o secretário adianta que haverá remanejamento de vigilantes e de guardas fixos lotados nas UBSs. O patrulhamento foi intensificado nas áreas que abrigam unidades de saúde e, com apoio do trabalho de inteligência da Secretaria de Segurança e das câmeras de videomonitoramento, a ideia é identificar os possíveis autores. “Ele usa, inclusive, a mesma vestimenta e a mesma mochila”, ressalta o major.
Na quinta e sexta-feira será realizada uma capacitação com os vigilantes e, a partir da próxima semana, será lançada uma operação da Guarda Municipal voltada exclusivamente à proteção do patrimônio público, prédios e bens. “Vamos nos reunir com todas as secretarias para corrigir falhas no sistema de tele alarme”, conclui.