A Casa de Cultura Francisco Bianchini será sede do Festival Cinema de Praia – Edição Inverno, promovido através de uma parceria entre a Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), do Rio Grande. O evento será aberto sábado e prosseguirá no domingo.
O Festival gratuito oferecerá ao público projeção dos curtas-metragens produzidos pelos estudantes e sessão comentada, com convidados ligados à área do Cinema e da Educação. Além da exibição dos filmes, haverá oficina de audiovisual, na abertura das atividades.
A programação começa no sábado, às 14h, quando ocorre a oficina A linguagem do cinema: técnicas e práticas, ministrada pelo OfCine – IFRS, curso coordenado pela professora Raquel Ferreira. Ainda nessa tarde, o professor Claudio Tarouco, do Instituto de Letras e Artes (ILA) da Furg, apresenta A produção audiovisual na FURG/ILA, encerrando as atividades com um panorama sobre o atual cenário de produção audiovisual que a universidade oferece à comunidade.
As inscrições para a oficina do sábado podem ser feitas através da DM do perfil do Festival Cinema de Praia no Instagram.
Exibições no domingo
No domingo, a partir das 15h, acontece a exibição dos curtas-metragens Como é viver a praia?, Minha verdade e Romeu, Julieta, vencedores das edições do Festival Cinema de Praia, que ocorre na Escola Silva Gama desde 2022. Outros sete curtas dos estudantes foram selecionados para completar a programação, que segue com uma sessão comentada.
O encerramento ocorre com a projeção do curta Artigo 171, produzido pelos estudantes da comunidade que integraram o projeto, e que hoje continuam trabalhando na área artística utilizando a linguagem do audiovisual.
Formação cultural
O Festival é voltado ao público em geral, especialmente aos jovens, educadores, pesquisadores, produtores culturais e amantes do cinema. A proposta é fortalecer a formação cultural, incentivar novos realizadores e ampliar o acesso ao audiovisual independente.