Ao menos seis clubes interessados em disputar a terceira divisão do Rio Grande do Sul, entre eles três da Zona Sul, se mobilizam para agendar uma reunião com representantes da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O objetivo é apresentar demandas para reduzir os custos impostos pela entidade para disputar a competição.
Integram o movimento o Farroupilha, o Rio Grande e o Riograndense, além de Apafut (Flores da Cunha), Guarani (Venâncio Aires) e Clube 1992 (Carazinho). Também com interesse em participar da Terceirona, o São Paulo teve representante em reuniões recentes das instituições citadas, mas não consta na lista à qual a reportagem teve acesso.
Outro clube que também deve estar presente na competição é o São Gabriel, rebaixado da Série A-2 no ano passado. O Cruzeiro de Cachoeirinha, que também caiu da Divisão de Acesso, não enviou representantes para nenhuma das reuniões entre os dirigentes das demais instituições mencionadas.
Treinador do Farroupilha teme não haver campeonato
Em entrevista concedida nesta terça (15) à Rádio Pelotense 99,5 FM, o treinador do Farroupilha, Geverton Duarte, se mostrou preocupado sobre a realização ou não do Gauchão Série B – nome oficial dado pela FGF à popular Terceirona. As exigências financeiras impostas pela entidade via edital desagradaram vários clubes interessados.
“O meu medo é que não haja competição. A federação colocou um edital onde, se não tiver seis clubes, não tem competição. E botou as taxas, que quem vai falar sobre isso é a Adriana [Costa, presidente do Farroupilha] e o Fábio [Costa, vice-presidente]”, disse o profissional durante o programa Resenha Esportiva.
O técnico menciona as taxas impostas pela FGF via edital publicado em 1º de julho: R$ 3,2 mil por jogo em casa. De quebra, a entidade delimita que o Gauchão Série B só ocorrerá caso ao menos seis clubes apresentem condições de participar. O número de interessados supera esse limite mínimo, porém o cenário econômico pode afastar alguns.
“Não conheço o presidente da federação, mas parece que está tentando se terminar com uma classe. Vamos colocar que tenha cinco clubes [disputando a Terceirona]. Não joga, porque no edital está seis. Vão cair dois. Quem é que sobe? O ano que vem a [Série] A-2 vai ser com 14 clubes só? Ou seja, está diminuindo tudo”, contesta Geverton.
Competição
Realizada com 16 clubes em 2023 e apenas oito em 2024, a terceira divisão do futebol gaúcho está agendada para ocorrer neste ano entre 28 de setembro e 30 de novembro, com dez datas disponíveis. Dois times subirão para a Série A-2 de 2026.