O momento é de indefinição a respeito da realização ou não da terceira divisão do Rio Grande do Sul em 2025. Há clubes insatisfeitos com as exigências financeiras impostas pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Nesse sentido, o treinador do Farroupilha, Geverton Duarte, manifesta preocupação sobre a viabilidade do campeonato.
“O meu medo é que não haja competição. A federação colocou um edital onde, se não tiver seis clubes, não tem competição. E botou as taxas, que quem vai falar sobre isso é a Adriana [Costa, presidente do Farroupilha] e o Fábio [Costa, vice-presidente]”, disse o profissional em entrevista nesta terça (15) à Rádio Pelotense.
O técnico menciona as taxas impostas pela entidade via edital publicado em 1º de julho: R$ 3,2 mil por jogo em casa. De quebra, a FGF delimita que o Gauchão Série B – nome oficial da popular Terceirona – só ocorrerá caso ao menos seis clubes apresentem condições de participar.
“Não conheço o presidente da federação, mas parece que está tentando se terminar com uma classe. Vamos colocar que tenha cinco clubes [disputando a Terceirona]. Não joga, porque no edital está seis. Vão cair dois. Quem é que sobe? O ano que vem a [Série] A-2 vai ser com 14 clubes só? Ou seja, está diminuindo tudo”, contesta Geverton.
Preparação do futebol
Com a competição agendada para iniciar em 28 de setembro, o treinador, anunciado em abril e que retorna ao comando de um time após seis anos, destaca haver um trabalho em andamento para formar um elenco conforme as diferentes possibilidades de regulamento. O gerente de futebol Roger Bastos é outra peça do departamento de futebol.
“Estamos há dois meses e pouco, eu e o Roger Bastos trabalhando em busca de jogadores. Vamos colocar que jogue, que tenha uma competição e seja sub-23. Já temos nomes. Ah, cinco acima, três acima [do limite de idade de 23 anos]. Também já temos. Se for livre [sem limite de idade], temos. Ou seja, o Farroupilha está organizado para a competição”, afirma o técnico de 55 anos.
Paralelamente ao cargo de treinador do Farrapo, Geverton Duarte dirige o projeto de campo das categorias de base do Paulista. Também coordena os treinamentos do futsal down da Apadpel e as atividades do futebol na praça, da Corrente do Bem.