O Brasil está eliminado da Série D do Brasileirão mesmo com duas partidas ainda por fazer na primeira fase. O Xavante perdeu por 1 a 0 para o São José, neste domingo (13), e amarga o terceiro revés consecutivo sem marcar gol. Lanterna da chave A8, o Rubro-Negro permanece com dez pontos. Giovane Gomez decidiu a partida no estádio Francisco Novelletto, em Porto Alegre.
Em outros duelos da 13ª rodada do grupo, o Guarany venceu o São Luiz por 2 a 1 e colou na zona de classificação. Também neste domingo, Azuriz e Joinville não saíram do 0 a 0 em Pato Branco (PR). A rodada termina na segunda-feira, às 20h, com o confronto entre Marcílio Dias, quarto colocado, e Barra, líder e já classificado.
Apenas cumprindo tabela, o Brasil encerra sua campanha com compromissos nos dois próximos domingos. Dia 20, a equipe de Emerson Cris recebe o Azuriz, às 15h, no Bento Freitas. Uma semana mais tarde, visita o Barra, a partir das 16h, em Balneário Camboriú.
Carrasco xavante decide o jogo no início
Sem os suspensos Iago Motta, Giovani Alvisi e João Libânia, além de Everton Sena, João Torres, Bryan Gabriel, Alexiel e Alison Mira, que rescindiram contrato durante a última semana, Emerson Cris tinha poucas opções. O treinador do Brasil optou por espelhar o desenho tático do São José, cujo técnico Sandro Resende mandou a campo três zagueiros.
No caso do Xavante, Yuri atuou no miolo da zaga ao lado de Vitor Becker e Felipe Camargo. Murillo Lima voltou à equipe titular, mesma situação de Daniel no ataque. O capitão Luiz Henrique vestiu a camisa 9 e foi a referência do ataque. Em um primeiro tempo equilibrado, o Zeca levou a melhor com um gol logo no começo.
Aos nove minutos, Giovane Gomez pegou sobra na área repleta de jogadores e acertou um chutaço no ângulo esquerdo de Gabriel Oliveira: 1 a 0. Foi o quinto gol do centroavante em cima do Brasil em 2025. Na sequência, Estêvão arriscou de fora da área, a bola desviou e o goleiro rubro-negro conseguiu boa recuperação para evitar, sobre a linha, o segundo gol.
A partir daí, o Xavante ganhou volume e fez o goleiro rival, Fábio Rampi, trabalhar em quatro ocasiões, todas com certa dificuldade. Finalizaram, pelo Brasil, Matheus Obina, Matheus Nunes, Murillo e Kauê. Este último também teve uma ocasião importante aos 28 minutos. Era uma falta frontal, na qual o camisa 10 carimbou a barreira. Pelo São José, Estêvão chutou e a bola passou perto do ângulo. No intervalo, 1 a 0.
Chance clara, pedido de pênalti e incapacidade ofensiva
Duas trocas foram promovidas por Sandro Resende na equipe da casa para a etapa final. Saíram Venício e Renê, ingressaram Nonato e Kayan, mantendo a plataforma tática. Já o time de Emerson Cris, sem mexidas, conseguiu seu melhor momento no jogo aos 12 minutos. Vitor Becker lançou em profundidade, Daniel cruzou rasteiro e Thiago Góes, livre na área, bateu rasteiro para grande defesa de Fábio Rampi, no canto direito.
As primeiras trocas no Rubro-Negro vieram entre os 17 e os 23 minutos. David Weslley reapareceu na equipe, substituindo Thiago Góes. Depois, Digão e o garoto Guilherme Pescoço entraram nos lugares de Yuri e Kauê. Com um jogo morno no quarto final, o placar parecia fadado a terminar mesmo na vitória simples do Zeca.
O Brasil pediu um pênalti em lance envolvendo Daniel, pela direita na área, perto da linha de fundo. O árbitro paulista Guilherme Nunes de Santana nada assinalou. Fato é que o Xavante não mostrou força e qualidade suficientes para voltar a ameaçar o adversário, perdeu a terceira seguida sem fazer gols e está eliminado da Série D com duas rodadas de antecedência.
Estêvão, aos 50, em chute para fora, ainda esteve perto de ampliar o placar. No último minuto, o zagueiro Tiago Pedra recebeu cartão vermelho e deixou o São José com um jogador a menos. Murillo Lima lançou cobrança de falta na área, porém, novamente, nada feito. 1 a 0.
Série D
Grupo A8
12ª rodada
Domingo (13)
Guarany 2 x 1 São Luiz
Azuriz 0 x 0 Joinville
São José 1 x 0 Brasil
Segunda-feira (14)
20h | Marcílio Dias x Barra
13ª rodada
Sábado (19)
16h | São Luiz x Barra
Domingo (20)
15h | Brasil x Azuriz
16h | Joinville x São José
Marcílio Dias x Guarany
Ficha técnica
São José (1): Fábio Rampi; Marcão, Jadson e Rafael Dumas (Tiago Pedra, 10’ 2T); Ricardo Cerqueira (Lailson, 38’ 2T), Jhonata Varela, Venício (Nonato, intervalo), Estêvão e Ângelo (Douglas, 28’ 2T); Renê (Kayan, intervalo) e Giovane Gomez. Técnico: Sandro Resende.
Brasil (0): Gabriel Oliveira; Murillo Lima, Yuri (Digão, 23’ 2T), Vitor Becker, Felipe Camargo e Matheus Nunes (Totonho, 47′ 2T); Matheus Obina, Kauê (Guilherme Pescoço, 23’ 2T); Thiago Góes (David Weslley, 17’ 2T), Daniel e Luiz Henrique. Técnico: Emerson Cris.
Gol: Giovane Gomez, aos 9’ 1T.
Cartões amarelos: Digão e Daniel (B).
Cartão vermelho: Tiago Pedra (SJ).
Árbitro: Guilherme Nunes de Santana (SP).
Local: estádio Francisco Novelletto.