A nova clínica para convênios e particulares da Santa Casa de Rio Grande inicia nesta segunda-feira (7) os atendimentos ao público. O espaço funcionará das 7h às 22h, todos os dias, em uma área anexa ao Hospital de Cardiologia e Oncologia – localizado na avenida Presidente Vargas.
A iniciativa marca um passo importante da instituição centenária em busca da sustentabilidade financeira, sem comprometer os atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que hoje correspondem a 86% dos serviços prestados. A expectativa é que, com a nova clínica, a Santa Casa consiga ampliar a participação da saúde suplementar em sua receita.
Apesar de representar uma nova fonte de arrecadação, a direção reforça que a clínica não altera ou reduz os atendimentos pelo SUS. A abertura do espaço integra um movimento estratégico mais amplo da instituição, que enfrenta atualmente um déficit mensal de R$ 1,8 milhão. A ideia é não apenas captar novos pacientes da saúde suplementar, mas também impulsionar os demais serviços prestados pelo complexo hospitalar.
Outras ações
A nova clínica é apenas uma das estratégias adotadas pela Santa Casa para reverter a crise financeira que atravessa. Em abril deste ano, a instituição passou a contar com uma farmácia privada dentro do próprio hospital. Para este mês, está previsto o lançamento de um cartão de benefícios voltado à comunidade.
Crise e recuperação judicial
Desde 2022, a Santa Casa está em processo de recuperação judicial. A dívida da instituição ultrapassa R$ 500 milhões, envolvendo mais de 2,3 mil credores, entre trabalhadores, empresas e fornecedores. Para superar a crise financeira, a instituição apresentou um plano de ação para reduzir os custos e ampliar as receitas.
Atualmente, o hospital, referência para toda região Sul, está com os atendimentos eletivos restritos.