Estão abertas as inscrições para o “Motorista Série A”, uma competição nacional que busca premiar os melhores caminhoneiros do Brasil. Destinada a motoristas com CNH “AE” ou “E”, a jornada de um ano envolve desafios técnicos e avaliações de saúde, com prêmios que incluem um carro, motos e uma viagem para Pernambuco. Os interessados podem se inscrever até 31 de julho via QR Code.
Além da premiação material, o principal objetivo do projeto é o reconhecimento de motoristas profissionais que desempenham suas funções em todo o território nacional. A ideia é promover uma cultura de valorização da profissão, fazendo com que os motoristas sejam vistos pelo mercado e pela sociedade como sinônimo de comportamento de excelência em segurança, produtividade e qualidade de vida.
Etapas e seleção
A seleção é realizada por meio de um processo com quatro etapas sucessivas, onde o número de participantes é reduzido gradualmente até a seleção dos 20 finalistas nacionais. As fases e avaliações são:
- Etapa Local 1 (até 28 de novembro): Nesta fase inicial, os motoristas realizam a inscrição, atualização cadastral, uma avaliação técnica online e cursos EAD. Além disso, devem comparecer à unidade do Sest Senat para avaliações de saúde (odontologia, fisioterapia, psicologia, nutrição e exame de bioimpedância). Ao final, os dez melhores motoristas de cada unidade operacional são classificados.
- Etapa Local 2 (de 1° de dezembro de 2025 até 20 de fevereiro de 2026): Os classificados passam por uma avaliação comportamental da condução veicular, uma avaliação psicológica presencial e completam novos cursos online sobre temas como trânsito e gestão de fadiga. Desta fase, apenas um motorista de cada unidade operacional avança.
- Etapa Regional (2 de março de 2026 a 31 de maio de 2026): Os motoristas realizam uma segunda avaliação comportamental da condução, avaliação do sono e da fadiga, um novo exame de bioimpedância, uma avaliação prática no simulador de direção do Sest Senat e mais uma sequência de cursos EAD. A etapa culmina em uma Final Regional presencial, com uma avaliação técnica, que classifica um finalista por Conselho Regional para a grande final nacional.
- Etapa Final Nacional (24 a 26 de julho de 2026): Realizada em Cabo de Santo Agostinho (PE), os finalistas participam de uma avaliação prática de condução, no formato de “Gincana de Manobras”. O evento inclui a cerimônia de certificação e premiação dos três primeiros colocados.
Premiação
As premiações são destinadas aos 20 finalistas, com prêmios especiais para os três primeiros colocados:
- 1º lugar | Um veículo automotor de passeio, novo, com quatro rodas.
- 2º lugar | Uma motocicleta nova, com potência entre 200 e 300 cilindradas.
- 3º lugar | Uma motocicleta nova, com potência entre 100 e 200 cilindradas.
Além dos prêmios principais, há outros reconhecimentos e benefícios.
- Troféus e certificados: os três primeiros colocados recebem, além do prêmio, um troféu e um certificado de participação.
- Certificação para finalistas: os 20 candidatos classificados para a Final Nacional recebem um certificado de participação do projeto.
- Viagem para a Final Nacional: os finalistas têm direito a participar da Etapa Final Nacional em Cabo de Santo Agostinho (PE), com os custos de deslocamento aéreo, hospedagem e alimentação cobertos pelo Sest Senat, tanto para o motorista quanto para até três acompanhantes.
- Passeio turístico: durante o evento da Final Nacional, está previsto um passeio turístico pela cidade de Porto de Galinhas, em Pernambuco, para os finalistas.