Competição nacional do Sest Senat premia melhores caminhoneiros do Brasil

Prêmio

Competição nacional do Sest Senat premia melhores caminhoneiros do Brasil

Com inscrições abertas até 31 de julho, projeto “Motoristas Série A” oferece prêmios como carro, motos e viagem para Pernambuco

Por

Competição nacional do Sest Senat premia melhores caminhoneiros do Brasil
Programa é oferecido também na unidade de Pelotas

Estão abertas as inscrições para o “Motorista Série A”, uma competição nacional que busca premiar os melhores caminhoneiros do Brasil. Destinada a motoristas com CNH “AE” ou “E”, a jornada de um ano envolve desafios técnicos e avaliações de saúde, com prêmios que incluem um carro, motos e uma viagem para Pernambuco. Os interessados podem se inscrever até 31 de julho via QR Code.

Além da premiação material, o principal objetivo do projeto é o reconhecimento de motoristas profissionais que desempenham suas funções em todo o território nacional. A ideia é promover uma cultura de valorização da profissão, fazendo com que os motoristas sejam vistos pelo mercado e pela sociedade como sinônimo de comportamento de excelência em segurança, produtividade e qualidade de vida.

Etapas e seleção

A seleção é realizada por meio de um processo com quatro etapas sucessivas, onde o número de participantes é reduzido gradualmente até a seleção dos 20 finalistas nacionais. As fases e avaliações são:

  • Etapa Local 1 (até 28 de novembro): Nesta fase inicial, os motoristas realizam a inscrição, atualização cadastral, uma avaliação técnica online e cursos EAD. Além disso, devem comparecer à unidade do Sest Senat para avaliações de saúde (odontologia, fisioterapia, psicologia, nutrição e exame de bioimpedância). Ao final, os dez melhores motoristas de cada unidade operacional são classificados.
  • Etapa Local 2 (de 1° de dezembro de 2025 até 20 de fevereiro de 2026): Os classificados passam por uma avaliação comportamental da condução veicular, uma avaliação psicológica presencial e completam novos cursos online sobre temas como trânsito e gestão de fadiga. Desta fase, apenas um motorista de cada unidade operacional avança.
  • Etapa Regional (2 de março de 2026 a 31 de maio de 2026): Os motoristas realizam uma segunda avaliação comportamental da condução, avaliação do sono e da fadiga, um novo exame de bioimpedância, uma avaliação prática no simulador de direção do Sest Senat e mais uma sequência de cursos EAD. A etapa culmina em uma Final Regional presencial, com uma avaliação técnica, que classifica um finalista por Conselho Regional para a grande final nacional.
  • Etapa Final Nacional (24 a 26 de julho de 2026): Realizada em Cabo de Santo Agostinho (PE), os finalistas participam de uma avaliação prática de condução, no formato de “Gincana de Manobras”. O evento inclui a cerimônia de certificação e premiação dos três primeiros colocados.

Premiação

As premiações são destinadas aos 20 finalistas, com prêmios especiais para os três primeiros colocados:

  • 1º lugar | Um veículo automotor de passeio, novo, com quatro rodas.
  • 2º lugar | Uma motocicleta nova, com potência entre 200 e 300 cilindradas.
  • 3º lugar | Uma motocicleta nova, com potência entre 100 e 200 cilindradas.

Além dos prêmios principais, há outros reconhecimentos e benefícios.

  • Troféus e certificados: os três primeiros colocados recebem, além do prêmio, um troféu e um certificado de participação.
  • Certificação para finalistas: os 20 candidatos classificados para a Final Nacional recebem um certificado de participação do projeto.
  • Viagem para a Final Nacional: os finalistas têm direito a participar da Etapa Final Nacional em Cabo de Santo Agostinho (PE), com os custos de deslocamento aéreo, hospedagem e alimentação cobertos pelo Sest Senat, tanto para o motorista quanto para até três acompanhantes.
  • Passeio turístico: durante o evento da Final Nacional, está previsto um passeio turístico pela cidade de Porto de Galinhas, em Pernambuco, para os finalistas.

Acompanhe
nossas
redes sociais