Pelotas é uma cidade com cultura carnavalesca pulsante. A grande movimentação da folia fora de época nos últimos dias dá o tom disso. Porém, a cidade desperdiça completamente esse potencial ao fazer sua festa, mais uma vez, completamente fora de época. Desmobiliza uma certa parte da população e perde o clima conectado com o resto do país no período “típico” da festa.
A maior prova de que o pelotense em geral ama o feriado de Carnaval é ver que os nossos cidadãos são quem lota São Lourenço do Sul, Jaguarão, grande parte do Cassino e outros locais. Porque, então, não aproveitar por aqui essa vontade? Embora movimentada, a folia fora de época perde o timing e a possibilidade de gerar um impulso turístico-econômico com essa veia tão forte que temos.
Em fevereiro, os bloquinhos tomaram conta, e mostraram que são outra força cultural significativa da nossa cidade. Só que a grande festa, o glamour da passarela, a competição e tudo mais, ao ficar de fora desse período, restringe-se a um público bem menor do que poderia ser. Para o ano que vem, é fundamental pensar em aproveitar o feriadão, potencializar essa força e colocar energia em fazer uma festa que traga turistas, mantenha nossa comunidade aqui e impulsione a folia que já foi considerada a segunda maior do país.
Para isso, é urgente também ser menos dependente do poder público. Em uma cidade com prefeitura vivendo uma crise financeira fortíssima e dificuldades para honrar compromissos de urgência, é fundamental que se criem alternativas de capitalizar para além dos recursos municipais. Para isso, é importante buscar exemplos fora daqui e fazer outros setores compreenderem que investir em Carnaval é investir em turismo e lazer.