Em toda terceira segunda-feira de abril, acontece nos Estados Unidos a Maratona de Boston, considerada a principal e mais tradicional prova de longa distância. Participam todo ano os principais atletas do mundo, além de milhares de corredores amadores que conquistaram índice. A edição 2025 contou com mais de 30 mil inscritos, entre eles duas atletas da região Sul: Juliana Krüger, de Pelotas, e Joseane Jiménez, de São Lourenço do Sul.
Ju Krüger, como é conhecida, destaca que correr a Maratona de Boston foi a coroação pelo objetivo alcançado no ano passado ao completar 12 maratonas em 12 meses.
“Boston veio como a cereja do bolo, ela veio para coroar essa conquista gigante que eu tive no ano passado. Eu sabia que não estaria em condições de bater um tempo. Eu gostaria muito de vir para participar, para estar aqui entre os melhores. Aqui mesmo todo mundo fala que estar em Boston é ser vencedor”, afirma a atleta pelotense.
No dia 25 de janeiro, Ju Krüger disputou uma ultramaratona de 84 quilômetros, o que fez o ciclo de preparação para Boston ter sido menor, mas que não afetou em nada, já que o objetivo era apenas participar da prova mais aguardada do calendário mundial.
A largada da maratona aconteceu em Hopkinton, cidade próxima de Boston. A prova tem algumas características próprias. O começo é em descida, o que deixa a prova mais rápida, mas sem uma estratégia certa poderá cobrar o preço do corredor mais adiante. Depois de cinco quilômetros, o trajeto começa a oscilar entre subidas e descidas. Na sequência, apenas subidas, o que trouxe dificuldades para os competidores.
“Eu nunca tinha feito uma prova desse formato. Achei bem difícil. Em geral, todo mundo achou bem difícil. Por começar com descida, depois ter todos esses sobe e desce”, explicou a corredora de 50 anos. Ela completou os 42 quilômetros em 4h02min53sec.
A agenda da corredora segue movimentada nos próximos meses. Ela pretende correr a Maratona do Rio do Rastro no dia 18 de maio. Em junho, fará a Maratona do Rio de Janeiro com objetivo de correr entre os dias 19 e 22 as provas de 5, 10, 21 e 42km.
As pelotenses Airi Sacco e Milena Rosenfield também participaram do evento, mas correram a prova dos cinco quilômetros. Ambas as atletas representaram a equipe Grupo de Corrida Ju Kruger.

Joseane Jiménez completou objetivo traçado desde que iniciou no esporte (Foto: Arquivo pessoal)
Objetivo cumprido
Quem também realizou o sonho de participar da Maratona de Boston foi a professora da UFPel, Joseane Jiménez. Ele representou a equipe Paleo Runners.
Aos 45 Joseane contou que vinha perseguindo o índice para conseguir uma vaga em Boston desde que iniciou no esporte, há 8 anos, quando ainda corria provas de cinco quilômetros.
O índice chegou em 2024 nas maratonas de Punta del Este, no Uruguai, e em Porto Alegre. Por ter uma agenda atarefada, Josiane costuma treinar às 3h30min da manhã nas ruas de São Lourenço do Sul.
“Vim com o objetivo de concluir apenas, me divertir, uma vez que meu objetivo era alcançar a tão sonhada qualificação já havia sido cumprido. Meu tempo esteve longe do melhor, mas sem dúvida foi a corrida que eu mais desfrutei, filmei, tirei fotos, foi lindo. Não é à toa que é a Rainha das Maratonas. Levei a bandeira da minha equipe, Paleo Runners para a maior maratona do mundo”, destaca a atleta.
Com objetivo cumprido, a nova meta de Josiane é correr as próximas maratonas chamadas de Majors. Ao lado do marido, ela tentará uma vaga na Maratona de Londres do ano que vem, porém o formato é diferente. É preciso passar por um sorteio para conquistar uma vaga na prova.
Vencedores da Maratona
O Quênia dominou a Maratona de Boston. John Korir venceu no masculino e Sharon Lokedi foi a campeã no feminino.