Para visitar um tio que residia em Pelotas, o Papa Francisco esteve na cidade pelo menos duas vezes. Essa informação foi contada pelo próprio pontífice em 2023 à então reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Andrade. “Tinha recordações e lembranças da cidade”, relata Isabela.
A ex-reitora participava da missão promovida pelo Grupo de Cooperação Internacional das Universidades Brasileiras (GCUB) realizada em Roma, quando conheceu o Papa Francisco. Após reuniu com 200 reitores da América Latina e Caribe para diálogo sobre os desafios globais contemporâneos, como alterações climáticas e desemprego, os temas tratados foram levados pelos(as) reitores(as) para conversa com o Papa.
“Ele manifestou que, sem justiça social, não se tem significativos avanços e que é necessário o investimento na formação de jovens lideranças no âmbito das universidades”, diz Isabela. Na ocasião, foi entregue um ofício da UFPel, no qual a instituição se colocou à disposição para o desenvolvimento de ações sociais e voltadas à comunidade.
Na visita ao Vaticano, Isabela entregou de presente ao papa um pacote de erva-mate. “Por saber que, assim como eu, era apreciador de um bom chimarrão. Recebi uma carta do Vaticano após a visita em agradecimento pela lembrança”, relata.

Carta de agradecimento do Vaticano a Isabela Andrade
A ex-reitora lamenta o falecimento do pontífice e se diz honrada de ter tido a oportunidade de representar a UFPel e conhecê-lo pessoalmente. “Ele tinha uma energia inexplicável. O espaço que ele compartilhava com as pessoas era repleto de luz e tranquilidade”.