O clima do 87º Grande Prêmio Princesa do Sul, marcado para 18 de maio, já tomou conta do Jockey Club de Pelotas. Neste domingo (13), a partir das 12h, ocorrem as provas preparatórias para o maior evento de turfe do interior do Brasil. A programação inclui seis páreos, entre os quais o clássico César Larrosa, último teste para os animais que pretendem disputar o Princesa. A entrada no Jockey Club de Pelotas é gratuita.
“No preparatório do GP Velocidade temos como destaque a Paraty, uma égua campeã da Milha do GP Bento Gonçalves, em 2023, e que tem 14 vitórias na carreira. Na preparação do GP Milha, o destaque fica por conta de animais que vêm se apresentando muito bem nas últimas reuniões, como Rocco Gold e Vai Futuro”, comenta o analista de turfe Juliano Barbosa.
O Clássico César Larrosa – promovido em homenagem ao fotógrafo oficial do Jockey Club de Pelotas por mais de 40 anos e que faleceu no ano passado – será disputado em 1,9 mil metros e vai reunir quatro postulantes a vagas no box do GP Princesa: Dito e Feito, de Fabiano Marimon; Atrevido da Lagoa, de Paulo Laurindo; Fera do Manno, do Stud Lobão de Pelotas; e Baron D’Attaque, do Stud São Jorge Jaguarão.
De acordo com Barbosa, Dito e Feito e Atrevido da Lagoa terão nessa corrida seus testes de fogo e seus resultados definirão se serão inscritos ou não no super clássico. Enquanto Baron D’Attaque, que vem de vitória no Clássico Zeferino Costa Filho, vai para a pista para fazer o último ensaio antes do GP Princesa do Sul, no qual tentará conquistar o segundo título para seus proprietários, campeões em 2009 com Really The First.
Já o campeão do GP Cidade do Rio Grande 2025, Fera do Manno, entra na raia também para finalizar a preparação para a sua terceira participação no GP Princesa do Sul. No ano passado terminou em terceiro.
“O Dito e Feito ainda não confirmou tudo o que é esperado dele, mas nesse último ajuste pode sair vitorioso. O Atrevido da Lagoa é um potro que começou a temporada vencendo entre os animais sem vitória, foi para Porto Alegre e venceu. Agora, vai fazer o seu teste de fogo para o GP Princesa e para isso conta com o retrospecto mais do que positivo do treinador João Ribeiro, que já ganhou três GPs Princesa do Sul. Baron D’Attaque vem muito bem e deve correr na frente, enquanto o Fera do Manno chega com todo o favoritismo por ser um multicampeão”, analisa.
Domingo de muitas atrações
A programação que conta com corridas de 1,1 mil, 1,2 mil, 1,4 mil, 1,6 mil e 1,9 mil metros tem, ainda, como atrações cinco estreias: Paraty, do Stud Red Bier; Novo Tempo e Sucuri Court, do Stud Tempo Bom; Bella da Lagoa, de Luiz Henrique Santos; e Tallarico, do Stud Vento Minuano.
Entre os jóqueis confirmados para o domingo estão, além da revelação e líder da Estatística, Kauã Gonçalves (autor de três hat-tricks na temporada), campeões do GP Princesa do Sul como Jader Elias Rosa (2019, com Aeromani) e o carioca voador Henrique de Oliveira (2021, com Deep Dream).
O público que for até o hipódromo da Tablada também encontrará feira de artesanato, praça de alimentação e brinquedos gratuitos para a criançada.