Há um mês na Tailândia, berço do muay thai, o pelotense Douglas Menna viveu nesta segunda-feira (31) um capítulo inédito de sua trajetória na luta das oito armas. O atleta de 29 anos subiu no ringue do mais antigo estádio desse esporte no mundo, o Rajadamnern, em Bangkok, e venceu por nocaute Harry Lopez, dos Estados Unidos, em um dos sete combates do evento All Stars.
A vitória no lendário palco do muay thai foi conquistada dentro de um contexto desafiador e dramático. Na última sexta-feira, o terremoto de 7,7 graus de magnitude na escala Richter, cujo epicentro foi em Mianmar, fez desabar um edifício de 33 andares em construção na capital tailandesa, a mais de mil quilômetros de distância.
O local do desabamento em Bangkok fica a cerca de nove quilômetros do estádio Rajadamnern, onde Douglas lutou três dias depois. Pelo menos 20 pessoas morreram devido ao abalo sísmico na principal cidade da Tailândia e, até a manhã desta terça-feira, 74 seguiam desaparecidas. No total, o terremoto no país vizinho já causou mais de 2,7 mil mortes.
“Foi uma semana difícil. Muito mais difícil que um adversário foi superar a dúvida, o medo, estar longe da família e de certa forma incerteza do que vai acontecer nos próximos dias. Mas aí lembramos do nosso objetivo, de tudo que a gente passou para estar aqui e seguimos na preparação. Fizemos uma grande luta contra um adversário difícil”, resume o pelotense.
Participação no Mundial
Douglas Menna deixou Pelotas, onde treina ao lado do pai, Rogério Menna, na Muay Thai Combat, para passar dois meses na Tailândia. Em março, representou o Brasil no Mundial da World Muaythai Federation (WMF). Chegou às quartas de final e foi sexto colocado na categoria Pro-Am até 71 quilos, perdendo nos pontos para atleta do Quirguistão.
No ano passado, o atleta conquistou o título estadual da Federação Gaúcha de Muay Thai Esportivo (FGMTE). Com o resultado, garantiu presença na competição nacional da Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT), no Rio de Janeiro, em novembro, onde foi campeão na mesma categoria em que participou do Mundial.
Muay thai
Chamado em alguns lugares do Brasil de boxe tailandês, o muay thai é uma arte marcial com origem na Tailândia há cerca de dois mil anos. Os lutadores se valem de socos, cotoveladas, chutes, joelhadas e o chamado “clinch” como golpes – daí vem o conhecido nome de luta das oito armas.
Combatividade, domínio do ringue, contundência e estilo dos golpes são os principais critérios de pontuação.