CIEE Rio Grande dobra capacidade e aposta na qualificação de jovens

Integração

CIEE Rio Grande dobra capacidade e aposta na qualificação de jovens

Nova sede fica localizada no Centro e foi inaugurado na noite desta quarta-feira

Por

Atualizado quinta-feira,
27 de Março de 2025 às 10:06

CIEE Rio Grande dobra capacidade e aposta na qualificação de jovens
Prédio foi construído em área de 340 metros quadrados. (Foto: Divulgação)

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS) atua em uma nova sede em Rio Grande a partir desta quinta-feira (27). Localizado na rua Benjamin Constant, 80, o espaço tem o dobro da capacidade do prédio anterior. O órgão não revela os valores investidos no projeto.

A antiga sede do CIEE em Rio Grande, localizada no primeiro andar do prédio da Câmara do Comércio, às margens da Lagoa dos Patos, foi gravemente danificada pelas enchentes de 2024. Conforme o coordenador administrativo da unidade, José Paulo Flores, esse foi o principal fator para a mudança.

“Fomos muito afetados [pela enchente]. Teve um momento da enchente, em maio, que a água subiu mais de um metro dentro do escritório. Então, a partir daí, pensamos em um melhor espaço, não só para recepcionar e acomodar melhor os nossos jovens aprendizes, mas também a comunidade”, conta.

O novo espaço possui 340 metros quadrados e têm três salas de aprendizagem, sendo que cada uma delas com capacidade de 30 a 40 jovens aprendizes, laboratórios de informática, duas salas de reuniões, sala coworking. Além disso, também existe uma ampla sala de recepção, quatro banheiros, sendo dois com acessibilidade, e dois espaços de convivência comum entre clientes e alunos.

“Lá [na antiga sede] nós tínhamos um espaço com duas salas de aula, que comportavam em torno de 20 jovens em cada sala, uma recepção, uma copa, um banheiro e uma sala de reunião. Hoje nós dobramos de tamanho”, argumenta Flores.

Projetos

Conforme Flores, o principal projeto que está sendo desenvolvido pela entidade no momento é o “Gurias Conectadas”. A iniciativa, em parceria com o Instituto Renner, oferta cursos de capacitação para cerca de 50 meninas na área de Fashion Tech, que visa unir moda e tecnologia, com o objetivo de criar produtos, serviços e soluções inovadoras.

“A gente vai preparar elas para o mercado de trabalho e explicar para elas como funciona essas relações de trabalho. No primeiro módulo do curso elas vão se autoconhecer como profissionais e depois elas vão entender tudo sobre moda. Elas vão conhecer o ramo da moda, tanto no varejo quanto no mercado nacional e internacional, quais possibilidades que elas podem ter no mercado de trabalho e como que funciona as relações de tecnologias e inteligências artificiais”, explica Flores.

Partiu Futuro Reconstrução

Lançado no último trimestre de 2024, o Partiu Futuro Reconstrução é um programa voltado para jovens gaúchos afetados pela enchente. Em Rio Grande, foram mais de 200 contemplados na iniciativa, que oferta cursos de capacitação e oportunidades de trabalho em órgãos públicos. Conforme Flores, ainda não há uma definição do governo estadual acerca da continuação do programa, porém, ele está otimista na abertura de novas vagas no final do ano.

Acompanhe
nossas
redes sociais