Ação especial do FGTAS/Sine reúne mais de 150 mulheres

Oportunidades

Ação especial do FGTAS/Sine reúne mais de 150 mulheres

Duas grandes empresas de Pelotas fizeram entrevistas no local para 20 vagas exclusivas para trabalhadoras

Por

Ação especial do FGTAS/Sine reúne mais de 150 mulheres
Guanabara e Riachuelo estavam em busca de novas funcionárias. (Foto: Rita Wicth)

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado na Agência FGTAS/Sine com uma ação voltada à recolocação profissional. Cerca de 150 mulheres participaram da atividade, concorrendo a 20 vagas para os cargos de assistente de vendas, auxiliar de cozinha e operadora de caixa. A rede de supermercados Guanabara e as lojas Riachuelo marcaram presença no evento, realizando entrevistas no local.

Em busca do primeiro emprego, a estudante Naiere Rodrigues, de 19 anos, avaliou a iniciativa de forma positiva, destacando a facilidade de contato direto com as empresas. Recém-formada no Ensino Médio, Naiere se candidatou às três vagas disponíveis.

Já Marlise Rames, que possui experiência no comércio, elogiou a praticidade de entregar o currículo e ser entrevistada no mesmo momento. Em busca de recolocação profissional desde novembro de 2024, Marlise espera avançar em algum dos processos seletivos para os quais se candidatou.

Destaque para contratação feminina

A analista de Recursos Humanos do Guanabara, Silvana Teixeira, destaca algumas características frequentemente observadas nas mulheres como diferenciais no momento da contratação, como organização, dedicação, adaptabilidade e boa comunicação. “As mulheres valorizam mais as oportunidades e demonstram interesse em crescimento e promoção. Já os homens, muitas vezes, pedem demissão sem justificativa ao receberem outra proposta”, comenta.

A rede de supermercados ofereceu dez vagas para operadora de caixa e quatro para auxiliar de cozinha. No entanto, segundo Silvana, dependendo do perfil do candidato, há possibilidade de encaminhamento para outros setores.

Para o coordenador da Agência Sine Pelotas, Glauber Bürkle, a iniciativa, realizada pela terceira vez no município, visa incentivar a empregabilidade feminina e, consequentemente, proporcionar maior autonomia às mulheres na tomada de decisões. “Dessa forma, elas não ficam tão dependentes financeiramente dos maridos, o que, em alguns casos, pode ser um fator de vulnerabilidade para a violência doméstica”, pontua.

Acompanhe
nossas
redes sociais