Considerada a principal feira de comercialização de ovinos da região sul, a 51ª Exposição Estadual de Ovinos Meia Lã ocorre no Sindicato Rural de Jaguarão de 21 a 23 de fevereiro. Com intensa programação, o evento ainda contará com atividades técnicas e culturais, além da participação de expositores, espaço destinado à agricultura familiar e ao artesanato.
Para 2025, a expectativa é de superar a última edição do evento, em que foram comercializados 50 reprodutores, em sua maioria da raça Corriedale, e 1.4 mil ovinos de ventres tatuados, ventres selecionados e rebanho geral.
De acordo com o proprietário do Escritório Rural Tarumã, responsável pela comercialização da 51ª Exposição de Ovinos Meia Lã, Anderson Silveira, a feira é importante pois é uma oportunidade para produtores comercializarem o trabalho realizado ao longo do ano. “ A exposição e os remates são abertos a todos os produtores da região. As inscrições estão abertas para comercialização no remate”, informa.
Além do remate, a programação contempla julgamentos ovinos, mostra de gado leiteiro, palestras e oficinas, exposição de artesanato e agricultura familiar, carros antigos, demonstração de cães da raça Border Collie, concurso de assadores, concurso de Borregas da Emater e Encontro Futuro Ovelheiro.
Conforme Silveira, na parte cultural, haverá uma grande atração musical a cada dia do evento. No sábado, haverá show musical com César Oliveira e Rogério Melo e nos demais dias com artistas da região. Na parte técnica, palestras e oficinas com representantes da Embrapa, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e sobre nutrição animal constam na programação dos três dias de evento.
Remate
No último dia do evento, a partir das 16h, ocorrerá o Remate de Reprodutores e Ventres da exposição. “Nossa expectativa de venda é de cerca de 40 reprodutores das raças Corriedale, Ideal, Romney Marsh e Texel”, comenta. A partir das 17h30 ocorre o Remate de Rebanho Geral com mais de 500 ventres entre rebanho tatuado e rebanho geral.
As inscrições para participação de animais podem ser feitas diretamente com a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) até o dia 18 de fevereiro; R$80,00 por ovino de galpão e R$100,00 por trio de rústicos. A 51ª Exposição Estadual de Ovinos Meia Lã é promovida pelo Sindicato Rural de Jaguarão e a parte da comercialização fica a cargo do Escritório Rural Tarumã.
Além do remate, a programação contempla julgamentos ovinos, mostra de gado leiteiro, palestras e oficinas, exposição de artesanato e agricultura familiar