Há 100 anos
A prosaica imagem do professor Mozart dos Santos Passos matando a sede em um dos bebedouros públicos, acionado por pedal, da cidade chega ao século 21 como uma das mais emblemáticas de um período da história de Pelotas. “Esta imagem foi publicada originalmente no Relatório da Intendência Municipal de Pelotas, do ano de 1925. Augusto Simões Lopes era o prefeito (1924-1928)”, conta o pesquisador Guilherme Pinto de Almeida.
A instalação de bebedouros não foi iniciativa de Simões Lopes, mas ele deu continuidade ao que outros prefeitos vinham fazendo. Inclusive havia bebedouros para os cavalos também, relembra Almeida.
Nelson Nobre conta a história
A fotografia, que costuma ser utilizada como item de decoração até em estabelecimentos comerciais, foi reproduzida no álbum Figurinhas de Pelotas, projeto da Otroporto. A professora Heniane Passos Aleixo, que adquiriu a publicação, contou ao pesquisador que aquele homem era seu avô.
Ao Memórias a professora conta que a mãe dela desconhecia a existência da foto até há alguns anos, quando o preservacionista, poeta e pesquisador Nelson Nobre Magalhães, que morreu em 2007, apresentou para ela a imagem. “Ela disse que fez amizade com o Nelson Nobre e ele contou para que era o pai dela e deu uma cópia da foto para ela”, relembra Heniane.
Sobre o avô, a professora sabe através dos relatos da mãe: “Trabalhou no Rincão da Cruz e Açoita Cavalo. Tinha muitas profissões, era eletricista, médico, mecânico”, brinca ao lembrar do perfil inventivo do avô. “Ele desmanchava as coisas para consertar. Dava consultas e salvou muitas vidas. Arrumava carros para vender. Ela (a mãe da professora) disse que ele montou um aerodínamo para levar eletricidade para casa”, revela.
Há 75 anos
Chove Não Molha apresenta a sua rainha do Carnaval
A jovem Deusdisse Pinto de Oliveira era a rainha do Carnaval do Clube Chove Não Molha do ano de 1950. O anúncio foi feito em um baile no dia 21 de janeiro, pelo orador Everaldo Pereira, mas a coroação só ocorreu no dia 16 de fevereiro, na festa Num jardim de margaridas, no teatro Avenida. A titulada era filha de Walter Oliveira e Juracy Pinto Oliveira. A notícia foi dada com destaque pelo jornal A Alvorada de 28 de janeiro.
A decoração do evento ficou sob responsabilidade do pintor Fuentes. No mesmo dia foi anunciado o nome da Duquesinha 1950, a menina Francisca Elen Freitas, filha de Luiz Silva Freitas e Daura Rodrigues Freitas. A coroação de Francisca ocorreu na tarde de 19 de fevereiro.
Fonte: A Alvorada/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Dois confrontos com o áureo-cerúleo na volta do Xavante às competições, depois de um ano
Na semana que antecede o mais uma edição do Bra-Pel, no próximo sábado, o Memórias vai lembrar alguns desses momentos que marcaram a história dos clássicos, entre Grêmio Esportivo Brasil de Pelotas e Esporte Clube Pelotas. Em 1975, por exemplo, pela Copa Governador ocorreram dois confrontos dos tradicionais adversários, depois da volta do Xavante às competições depois de quase um ano de licença.
O primeiro jogo foi no Bento Freitas, no clássico de número 261, em 21 de setembro, um domingo. “Quando a bola rolou, no entanto, sobrou disposição mas faltou qualidade ao jogo…. Mas o 0x0 frustrou as duas torcidas”, escreveu o jornalista esportivo J.Éder, no livro Bra Pel – A rivalidade no Sul do Rio Grande do Sul (Editora Livraria Mundial, 2010), fonte de pesquisa para esta série. A segunda partida os times repetiram o placar, frustrando as torcidas.