Aprovação do consórcio da agroindústria de produtos de origem animal entusiasma empresários do setor

novos negócios

Aprovação do consórcio da agroindústria de produtos de origem animal entusiasma empresários do setor

Com a ampliação de mercado, produção poderá ser comercializada para os 23 municípios da região Sul

Por

Aprovação do consórcio da agroindústria de produtos de origem animal entusiasma empresários do setor
Fábrica de embutidos já investe em novos equipamentos com a previsão de aumento de vendas na região. (Foto: Divulgação)

Recentemente criado, o Consórcio Regional de Inspeção de Produtos de Origem Animal abre mercado para as agroindústrias, que assim que finalizados alguns trâmites, poderão comercializar para os 23 municípios que compõem a região sul. Atualmente, as empresas participam da etapa de realização de cadastro no site do Ministério da Agricultura, tanto de dados gerais da indústria quanto dos produtos aptos à venda.

De acordo com o presidente da Associação de Agroindústrias da Região Sul (AARS), Igor Fonseca, e também diretor da Estrela do Mar Indústria de Pescados, a expectativa é de crescimento nas vendas ainda em 2025. “Antes estávamos limitados à cidade de Pelotas. Em breve, conseguiremos vender para vários comércios e restaurantes da região. Então, esperamos um crescimento de 50% só neste ano”, comenta.

Elias Bergmann, proprietário dos Embutidos Bergmann, já investe em novos equipamentos e prevê ampliação da fábrica.  “Já estamos prospectando vários clientes nos outros municípios. Então, mais ou menos, sabemos como vamos atendê-los”, comenta.

Bergmann também prevê aumento de no mínimo 50% na produção. “Ocorrendo tudo certo, a tendência é dobrar a produção pois nossa indústria é a única que produz alguns produtos que chamamos de cozidos, como bacon, mortadela, salsicha”, explica.

Além da possível ampliação da área da fábrica, o presidente da Associação já busca novos vendedores para atuação em outras cidades da região. “Uma possibilidade é termos um vendedor em cada local para representar todas as agroindústrias cadastradas na associação. Buscamos ampliação para todos os negócios, tanto na hora da venda quanto no momento da entrega também”, comenta Fonseca.

Importância do consórcio

Lançado em dezembro do ano passado, o Consórcio Regional de Inspeção de Produtos de Origem Animal viabiliza a abertura de mercado para a produção das 147 agroindústrias instaladas nos 23 municípios que integram a Azonasul e coordenará as ações de cada Sistema Municipal de Inspeção (SIM) da região. O mercado consumidor da região conta com aproximadamente 800 mil pessoas.

Conforme o presidente da AARS, a iniciativa garante que os produtos produzidos nas 23 cidades sejam fabricados com o mesmo controle de qualidade. “Também é importante para o consumidor, que compra um produto de qualidade e fiscalizado de maneira correta”, explica Fonseca.

De acordo com o coordenador do Programa Redes de Cooperação do Governo do Estado, engenheiro agrícola Telmo Lena, futuramente, também será possível acessar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos (SISBI), outro protocolo sanitário que regulamenta a venda para outros estados. “Dentre as etapas para chegar na comercialização para outros estados, está a qualificação do sistema de inspeção existente nos 23 municípios da região”, diz.

Atualmente, Pelotas conta com 34 agroindústrias. Dessas, 12 têm permissão para comercializar no Estado.

Acompanhe
nossas
redes sociais