O frio afastou o público do hipódromo da Tablada na tarde deste domingo (14), mas não impediu a afirmação de um jovem talento. O jóquei Kauã Gonçalves, 19 anos, venceu três das quatro provas do dia. Em sua segunda temporada correndo em Pelotas, ele se coloca como um dos favoritos para disputar o título de melhor ginete da temporada.
As vitórias vieram em sequência, do segundo ao quarto páreo, montando Candice Bergen, do Stud Pebble Beach, Ingapê, de José Carlos Rabassa, e Queen Dorothea, do Stud Pedalada, todos treinados pela cocheira de Marcos Petrechel.
Na pista
O principal triunfo do dia veio no páreo de 1,5 mil metros, que reuniu alguns dos melhores cavalos de milha do Jockey Club de Pelotas. Logo após a largada, Queen Dorothea partiu para brigar pela liderança com Boom Ballon, do Stud Kategoria, e Ipê do Jaguaretê, do Stud Lobão de Pelotas. Rapidamente o trio se distanciou dos demais, com Queen Dorothea e Boom Ballon disputando o primeiro lugar cabeça a cabeça por quase todo o percurso.
Correndo pelo lado de dentro da raia, Ipê do Jaguaretê tentou surpreender na reta final, mas não conseguiu acompanhar a dupla que optou pelo lado de fora da raia, com vantagem para a castanha do Stud Pedalada, que cruzou o disco de chegada com meio corpo de vantagem.
“É muito bom começar a temporada assim. O treinador me proporcionou conduzir estes três animais, muito bem preparados e adaptados à pista de Pelotas e agora é comemorar e ir para a frente, sempre de olho na Estatística”, afirmou Gonçalves.
Vitória em azul e ouro também na Tablada
Disputado por volta das 14h, o primeiro páreo da tarde surgiu como um bom presságio para o que iria acontecer mais tarde na Boca do Lobo. Montado por Leonardo Fonseca, Todo Negro, do Stud Lobão de Pelotas, dominou a prova desde a largada e venceu os 1,2 mil metros com facilidade, garantindo sua segunda vitória em Pelotas e a primeira para o time azul e ouro na temporada.
Homenagens
A tarde de corridas também foi marcada por homenagens aos vencedores da Estatística da temporada passada: o proprietário Léo Madruga, do Stud Kategoria, o treinador João Ribeiro e o jóquei Henrique de Oliveira. O clube também entregou placas de agradecimento aos treinadores veteranos Adão Ribeiro, Getúlio Carvalho, Wanderlei Almeida e Adauto Petrecheli (in memoriam) pelo trabalho feito no desenvolvimento do turfe gaúcho.