Há 100 anos
Em 1925, a planta do Grande Hotel exposta no salão nobre da prefeitura, chamando a atenção da comunidade sobre o empreendimento que seria construído na antiga praça da República (Coronel Pedro Osório ) esquina com General Victorino, atual Padre Anchieta.
O projeto do arquiteto Theóphilo Borges de Barros começou a ser executado em 1925, porém o prédio foi inaugurado em 1928. O Grande Hotel destaca-se no entorno da praça, como construção eclética de caráter grandioso.
Curso
Atualmente o prédio abriga o Curso Tecnólogo de Hotelaria, da Universidade Federal de Pelotas, e em 2019 começam as obras de reforma do GH, para que o mesmo se torne futuramente um hotel escola, tendo em funcionamento tanto o hotel quanto o curso.
Fontes: Illustração Pelotense; Curso Superior de Hotelaria/UFPel
Há 110 anos
Plotino Duarte volta para Pelotas para exercer a Medicina
Iniciava sua vida como médico em Pelotas, Plotino Campello Duarte. O jovem recém formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, voltou para terra natal no último dia de dezembro de 1914, anunciava as colunas sociais dos jornais locais.
O pelotense se especializou em oftalmo-otorrinolaringologia, também publicou trabalhos científicos sobre Cisto hidático da órbita e Tracoma. Mais tarde se casou com Adélia Guimarães Duarte, com quem teve os filhos Plotino Amaro Duarte Neto, Augusto Luíz Guimarães Duarte, Manoel Guimarães Duarte e Flávio Guimarães Duarte, todos diplomados em Medicina entre os anos de 1940 e 1950. Por sua trajetória e contribuição médica no município foi homenageado como patrono de uma rua no Areal.
Fontes: Museu de História da Medicina; Diário Popular/Acervo BPP
Há 50 anos
Torneio de futebol de salão é proibido pela Federação
A Federação Gaúcha de Futebol de Salão proibiu a realização do Torneio Rio Grande-Pelotas de 1975. A alegação era de que o evento prejudicaria o Torneio Vice-governador do Estado.
Na época, o presidente da Federação era Sérgio Guedes Gishkow, que concorria à reeleição. Por causa dessa polêmica, a reeleição do gestor foi combatida pela imprensa da Zona Sul, que pedia o apoio ao candidato Matias Flach. Porém, Gischkow foi reembolsado no cargo.
Campeão
A taça de 1975 ficou com a Agremiação Pelotense de Esportes. A final ocorreu em Pelotas, onde o time local bateu o Bossa Nova, de Rio Grande, campeão estadual em 1974. A APE voltou a disputar a final de um estadual em 1977. Naquele ano o campeão foi o Internacional de Porto Alegre.
Fontes: monografia A transição do futebol de salão para o futsal, de Paulo Renato Vicari (UFRGS); Diário Popular/Acervo BPP