Inauguração parcial do novo HPS é projetada para 30 de junho

Saúde

Inauguração parcial do novo HPS é projetada para 30 de junho

Prefeitura, Ministério da Saúde e Grupo Hospitalar Conceição devem definir data nos próximos 15 dias

Por

Atualizado sábado,
21 de Fevereiro de 2026 às 13:02

Inauguração parcial do novo HPS é projetada para 30 de junho
Durante a visita técnica, secretário, Sales, diz que abertura do novo HPS é um compromisso do Governo Federal (Foto: Ana Cláudia Dias)

Nos próximos 15 dias, a Prefeitura, juntamente com o Ministério da Saúde e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), deve definir a data de inauguração do novo Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Pelotas. Em princípio, o prefeito Fernando Marroni (PT) trabalha com a perspectiva de abertura de 50% da capacidade da unidade em 30 de junho, segundo afirmaram as autoridades que visitaram o prédio na manhã deste sábado (21). Também foi anunciado que a entrega da obra ocorrerá em 17 de abril, dois anos após o início dos trabalhos, executados pela Construtora Augusto Velloso.

Em visita técnica a hospitais do Rio Grande do Sul, o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, acompanhado de comitiva e do diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barichello, percorreu setores do novo HPS. Antes da inspeção, Sales e Barichello participaram de reuniões com o prefeito e sua equipe, na sexta-feira e também na manhã de sábado. A comitiva ainda visitou o atual Pronto Socorro do município.

Em coletiva após a agenda, Marroni afirmou que a visita teve como objetivo agilizar a conclusão das obras, a aquisição de equipamentos e os trâmites para que o GHC assuma a administração do hospital. “Agradecemos a visita do doutor Mozart, que pela segunda vez vem acompanhar a obra. Todos os encaminhamentos estão sendo dados para que possamos, até o final de junho, inaugurar o pronto-socorro e prestar um bom serviço à comunidade”, declarou.

Reuniões e apoios

Mozart Sales ressaltou que o prefeito tem ido a Brasília solicitar apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e à bancada gaúcha para a implantação do projeto. Ele também mencionou reuniões em Porto Alegre com a Secretaria Estadual da Saúde e apoio do deputado federal Paulo Pimenta (PT).

O secretário destacou ainda a participação dos deputados federais Alexandre Lindenmeyer e Bohn Gass, além da secretária municipal de Saúde, Ângela Vitória, nas articulações para viabilizar o hospital. Segundo Sales, a partir de agora, o GHC atuará de forma ainda mais próxima como estrutura vinculada ao Ministério da Saúde, em parceria com o município e diálogo com o governo do Estado.

De acordo com o secretário, as obras físicas estão avançadas, restando adequações pontuais, como ajustes na climatização. Na sequência, ocorrerão a montagem e a instalação final dos equipamentos. Sobre os recursos humanos, afirmou que o dimensionamento está em andamento para permitir a abertura escalonada da unidade. “É um compromisso nosso”, falou. Sales também mencionou agenda em municípios como Ijuí, Santa Rosa, Santo Ângelo e Bagé, dentro das ações do programa Agora Tem Especialistas.

Outro ponto tratado foi a articulação com a Santa Casa para abertura de novos leitos, a fim de dar suporte à demanda do Pronto Socorro. “Vamos dialogar com a Santa Casa e com o município para otimizar a gestão de leitos, garantindo melhoria no atendimento à população de Pelotas e da região”, concluiu.

Contratações

Gilberto Barrichello comentou que em princípio a contratação será temporária, por dois anos, feita por meio de processo seletivo simplificado. “Depois de dois anos, faremos concurso para montar o quadro definitivo”, fala o diretor do GHC. A estimativa é que, para o funcionamento pleno, sejam necessários cerca de 700 profissionais.

Acompanhe
nossas
redes sociais