Gira Cultural leva apresentações artísticas para o Morro Redondo

atividade

Gira Cultural leva apresentações artísticas para o Morro Redondo

Ação, vinculada ao Ministério da Cultura, acontecerá neste domingo

Por

Gira Cultural leva apresentações artísticas para o Morro Redondo
Evento surge da parceria entre os agentes culturais e a comunidade Quilombola Vó Ernestina (Foto: Divulgação)

A Comunidade Quilombola Vó Ernestina, em Morro Redondo, recebe neste domingo, a partir das 10h, a terceira edição da Gira Cultural – iniciativa que reúne fazedores de cultura para debater valorização cultural, políticas públicas e mapeamento de pontos culturais. A atividade ocorrerá na Avenida das Acácias, 1.679, com programação ao longo de todo o dia.

A Gira Cultural é organizada pelos agentes territoriais de cultura de Pelotas, Priscila Couto, Ludmila Coutinho e Octávio Furtado, desta vez em parceria com a comunidade quilombola de Morro Redondo. Além de músico do Regional Toinha, Furtado atua como agente cultural e destaca que o projeto tem como foco aproximar comunidades e fortalecer o reconhecimento dos trabalhadores da cultura.

Segundo Furtado, a proposta é mapear e dialogar com pessoas que já desenvolvem atividades culturais, mas que nem sempre se identificam como agentes culturais. “Na nossa cidade há quem trabalhe com costura, artesanato, produção de cucas e pães, e não se reconheça enquanto fazedor de cultura. Nosso trabalho é de mapeamento, mas também de conversa e troca de saberes”, afirma.

Diálogos e diversão

A programação se inicia pela manhã com oficina de produção de projetos ministrada por Renata Pinhati. Ao longo do dia, o público poderá acompanhar atividades com o grupo de capoeira Sítio Brilha Lua, de Morro Redondo, e uma conversa com o professor de Arqueologia Lúcio Menezes Ferreira, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que desenvolve trabalho junto à comunidade quilombola.

Nesta terceira edição da Gira, o público ainda conhecerá a Bibliocleta, uma ação de fomento à literatura na comunidade. É um projeto do Linha Viva que convida os participantes ao contato com os livros, com a mediação de leitura coletiva e brincadeiras de roda, desenvolvendo práticas de motricidade e integração entre crianças, mães e pré-adolescentes. A proposta é coordenada por Thaís Gonçalves Saggiomo e Carlos Roberto Bonemann Buchweitz.

Um dos destaques é a “Gira de Saberes”, roda de conversa em que participantes propõem temas para discussão coletiva, como fomento cultural, editais e políticas públicas. O encontro, às 15h, contará com a presença do griô Dilermando de Freitas, da produtora cultural Virginia Borges e do professor Lúcio Menezes.
Choro e samba no encerramento

Entre as atrações musicais está programada a apresentação, às 18h, do Regional Toinha, que subirá ao palco, levando o choro ao evento. O encerramento está previsto para as 19h, com apresentação do bloco da comunidade do Quilombo Vó Ernestina.

Projeto do MinC

Os Agentes Territoriais de Cultura são 601 fazedores de cultura, selecionados pelo Ministério da Cultura (MinC), que atuam em 235 municípios para mobilizar, mapear e fortalecer expressões culturais locais, com atuação prorrogada até 2027. Mais informações sobre o cronograma e convidados podem ser conferidas no Instagram @gira_cultural.

Acompanhe
nossas
redes sociais