O fim de semana é de definição dos finalistas do Campeonato Gaúcho. A bola rola às 18h30min deste sábado (21) para Internacional x Ypiranga, no Beira-Rio, e às 18h de domingo para Juventude x Grêmio, no Alfredo Jaconi.
As semifinais chegam com cenários bem diferentes por conta dos placares dos jogos de ida. O Colorado defende a ampla vantagem de 3 a 0 sobre o Canarinho, ou seja, pode até perder por dois gols em casa que se classifica. Já o Alviverde e o Tricolor empataram em 1 a 1 na Arena – quem vencer na Serra avança e, em caso de novo pênalti, haverá pênaltis.
Inter x Ypiranga
Apesar do foco na partida contra o Remo, em Belém do Pará, na quarta-feira que vem, pelo Brasileirão, Paulo Pezzolano deve escalar um Inter com mais jogadores considerados titulares do que em Erechim. A intenção é evitar a perda de ritmo, já que apenas Bernabei, do chamado “11 ideal”, atuou desde o início na ida da semifinal.
Victor Gabriel, Paulinho Paula e Carbonero seguem fora, com possibilidade de retorno contra o Remo.
O Ypiranga já está classificado à Copa do Brasil de 2027 por ter atingido as semifinais do Gauchão. O time do técnico Raul Cabral mira a Série C do Brasileirão, que inicia em abril.

Colorado, de Alerrandro (foto), pode até perder por dois gols em casa (Foto: Ricardo Duarte – SCI)
Juventude x Grêmio
Em Caxias do Sul, Luís Castro ganha retornos, mas tem desfalques. Tetê e Willian, lesionados, estão fora da escalação do Grêmio. Cuéllar, com virose, também não joga. Por outro lado, Noriega retorna de suspensão, Wagner Leonardo se recuperou de desconforto muscular e Amuzu teve visto de trabalho regularizado para voltar a atuar. Monsalve será reavaliado.
O time deve ter força máxima às vésperas do jogo contra o Atlético (MG), quarta, na Arena, pela Série A.
Já o Juventude, único invicto no Gauchão, chega com o desfalque de última hora do autor do gol no empate na partida de ida contra o Grêmio. O lateral-esquerdo Patrick Lanza foi punido no Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) por conta da expulsão no jogo diante do Inter-SM, em janeiro. Ele não fica à disposição do técnico Maurício Barbieri.
Taça Farroupilha
O Gauchão tem outras decisões no fim de semana. Sábado, às 16h, o Caxias recebe o São Luiz, no Centenário, por uma das semifinais da Taça Farroupilha. O Grená venceu por 2 a 1 em Ijuí e joga pelo empate. A outra semi ocorre domingo, às 20h, quando o São José tenta reverter no estádio Francisco Novelletto os 3 a 2 aplicados pelo Novo Hamburgo.
Quadrangular do rebaixamento
Sábado, às 16h, o Inter-SM quer dar o troco no Guarany após o time da fronteira ter vencido em Bagé por 3 a 2 na segunda-feira. O duelo no Presidente Vargas marca a abertura do returno do quadrangular contra o rebaixamento – quarta das seis rodadas. O outro jogo está agendado para as 19h de segunda-feira: Monsoon x Avenida, no Francisco Novelletto.
O Avenida lidera o quadrangular com cinco pontos. Com quatro, o Guarany também estaria se salvando do descenso. Cairiam, no momento, Monsoon (três pontos) e Inter-SM (dois). Restam três rodadas.
