Tribunal mantém multa e Brasil não perde mando de campo

Xavante

Tribunal mantém multa e Brasil não perde mando de campo

Pleno do TJD julgou improcedente o recurso da Procuradoria em aumentar a pena por fatos ocorridos na partida final da Copa FGF

Por

Atualizado sexta-feira,
20 de Fevereiro de 2026 às 14:03

Tribunal mantém multa e Brasil não perde mando de campo
Oito infrações foram relatadas entre elas o uso de sinalizadores por parte da torcida rubro-negra (Foto: Jô Folha)

Em sessão realizada na manhã desta sexta-feira (20), o Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) manteve a multa de R$ 2,4 mil aplicada ao Xavante em razão de ocorrências registradas na final da Copa FGF, diante do Aimoré, no dia 30 de novembro. Assim, não houve punição com perda de mando de campo.

A Procuradoria havia recorrido da decisão proferida em dezembro pela 1ª Comissão Disciplinar, solicitando o aumento da penalidade. No entanto, o Pleno do TJD considerou o recurso improcedente e preservou a sanção inicialmente estabelecida.

O Brasil havia sido enquadrado nos artigos 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Oito infrações foram relatadas, entre elas o uso de sinalizadores nas arquibancadas, o arremesso de objetos como bobinas ao campo e a invasão de torcedores ao gramado após o apito final. A defesa do clube foi conduzida pelo advogado Alexandre Borba.

Punição anterior

Em janeiro, o Brasil tentou reverter a pena de um mando de campo e multa de R$ 5 mil por racismo. O caso envolve a denúncia do jogador do Gaúcho, Luiz Fernando, que registrou boletim de ocorrência alegando ter sofrido ofensa de cunho racial de um torcedor xavante na partida realizada em 20 de novembro, pela semifinal da Copa FGF.

De acordo com a súmula assinada pelo árbitro Jonathan Vivian, “o atleta narrou que, quando saía de campo próximo ao túnel de acesso ao vestiário de sua equipe, um torcedor, localizado no setor da equipe mandante, o ofendeu chamando de ‘seu negão de m*, seu negão lixo’”.

No caso, a punição foi da 5ª Comissão Disciplinar do TJD e, no Pleno, a sanção ficou mantida. Válida para a Copa FGF, ela pode ser cumprida com a realização de um jogo de portões fechados no Bento Freitas.

Pena na Série A-2

Vale lembrar que o Rubro-Negro fará sua primeira partida como mandante na Divisão de Acesso, a partir de agosto, sem a presença de público. Essa punição é referente ao Gauchão de 2025.

Acompanhe
nossas
redes sociais