Com baixa adesão dos clubes nas últimas três edições, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) alterou a tradição de realizar a Copa FGF no segundo semestre. Em 2026, a Copinha começará no dia 6 de maio. De acordo com o calendário da entidade, serão 14 datas disponíveis, e a competição se encerrará em 29 de julho, uma semana antes do início da Divisão de Acesso. Em 2025, por exemplo, a Copa FGF começou após a Série A-2.
Mesmo com a mudança no calendário, a adesão dos clubes deve seguir baixa. O principal motivo é a premiação ao campeão. Conforme o presidente da FGF, Luciano Hocsman, o cenário mais provável aponta para uma vaga na Série D do Brasileirão e outra na Copa Sul-Sudeste, torneio regional que estreará nesta temporada.
Com vaga na Copa do Brasil em jogo, 18 equipes disputaram a edição de 2021, número que subiu para 25 em 2022, mas vem caindo desde então. Ainda valendo classificação para a milionária competição nacional, a edição de 2023 teve redução para 14 times. Já em 2024, o número caiu para nove.
Em 2025, a Federação Gaúcha retirou a vaga na Copa do Brasil e manteve apenas ao campeão um lugar na Série D da temporada seguinte. Apenas oito times disputaram — seriam nove, mas o São José desistiu antes do início. O Brasil foi campeão ao superar o Aimoré na final. O Pelotas teve a melhor campanha da primeira fase, mas acabou eliminado na semifinal.
A Copa FGF é uma competição por adesão. Os participantes, assim como o regulamento, serão definidos em congresso técnico convocado pela entidade após a publicação de edital.
Equipes do Gauchão
Com a Copa FGF começando mais cedo, poderia haver maior interesse das equipes do Gauchão, que manteriam o futebol ativo pouco depois do fim do Estadual. No entanto, a ausência de uma premiação mais atrativa ajuda a explicar o baixo interesse.
Entre os 12 clubes do Campeonato Gaúcho, cinco não disputam o prêmio do campeão. Grêmio e Inter estão na Série A e, embora costumem participar da Copinha com equipes de base, como fez o Colorado no ano passado, em maio estarão envolvidos no Campeonato Brasileiro Sub-20 e devem ficar de fora. Situação semelhante à do Juventude, que neste ano disputa a Série B e também priorizará o Brasileiro de base.
Ypiranga e Caxias jogam a Série C. O Canarinho utilizou equipe reserva na Copinha de 2024. Segundo o gerente executivo Tales Manhabosco, a direção ainda analisa a participação nesta temporada.
Outros três clubes disputarão a Série D neste ano (São José, São Luiz e Guarany de Bagé), o que deixaria o calendário apertado a partir de maio, com duas competições simultâneas, exigindo maior elenco e aporte financeiro.
Entre as quatro equipes sem série nacional, o Monsoon é, no momento, o único clube do Gauchão que confirma presença na Copa FGF. A equipe está no quadrangular contra o rebaixamento.
A diretoria do Avenida afirma que o foco está exclusivamente no Estadual e que só após a competição avaliará a possibilidade de participação. Novo Hamburgo e Inter-SM também aguardam o fim do Gauchão para decidir se mantêm o futebol profissional no restante da temporada.
Divisão de Acesso
Entre os clubes da Divisão de Acesso, o Brasil indicou interesse em disputar e defender o título da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann, mesmo com a competição ocorrendo de forma paralela à Série D a partir de maio.
O Pelotas avalia a participação pelo segundo ano consecutivo. O presidente Rodrigo Brito concedeu entrevista destacando o foco exclusivo na Série A-2, mas há conversas internas para viabilizar a presença do Lobo. Uma reunião do Conselho Deliberativo está marcada para a próxima segunda-feira para debater o tema.
Além do Xavante e do Monsoon, Bagé, Gaúcho e Passo Fundo confirmam interesse. O Brasil de Farroupilha acenou positivamente em jogar, mas aguardará o congresso técnico para tomar a decisão. Aimoré e Esportivo, que participaram em 2025, também analisam a possibilidade. O Índio Capilé busca patrocinador para viabilizar a montagem do elenco antes da Divisão de Acesso.
Já Lajeadense, Santa Cruz, Veranópolis, Glória, Guarani-VA e União Frederiquense confirmaram que não disputarão. As direções de Gramadense e Apafut não responderam à reportagem até o fechamento desta edição.
Outros clubes
Entre as equipes da Terceirona Gaúcha, o Farroupilha é o único que demonstra interesse em participar da Copinha. O diretor de futebol, Fábio Costa, afirmou que haverá reunião da diretoria para tratar do assunto. O técnico Bruno Coelho foi contratado, mas ainda não foi anunciado oficialmente.
As três equipes de Rio Grande garantem que não disputarão. O São Paulo jogou a edição de 2024 em paralelo à Terceirona. No novo calendário, a Copinha terminará quase dois meses antes do início da Série B. O São Gabriel, lanterna em 2025 e que na última rodada sequer entrou em campo contra o Pelotas, também confirmou que não participará neste ano.
