Rio Grande, o futuro da Zona Sul

Editorial

Rio Grande, o futuro da Zona Sul

Rio Grande, o futuro da Zona Sul
(Foto: Jô Folha)

Vem do mar a nossa principal força econômica. Hoje, enquanto Rio Grande celebra seus 289 anos de história, a região inteira olha para a nossa mais antiga cidade com grandes expectativas de um futuro promissor. A retomada do Polo Naval, os grandes investimentos e o olhar para frente fazem com que o município tenha tudo para ser o motor do desenvolvimento regional, levando consigo toda a Zona Sul junto para um caminho positivo.

Rio Grande, hoje, dá exemplo de visão de futuro. Parece, enfim, ter deixado de lamentar-se das falhas do processo anterior do Polo Naval e voltado a olhar para suas potencialidades. É só notar a quantidade de notícias positivas de negócios que foram veiculadas nos últimos meses. E esse é um recado fundamental: erros do passado devem servir para aprender. O lamento é natural, mas não pode tomar conta e superar a vontade de dar a volta por cima. Por tudo isso, a conexão entre porto, empresas e a busca por atração de indústrias e novos negócios deve ser tão forte. Se é possível fazer, então façamos.

Logística, geração energética, indústria naval e beneficiamento de produtos são as grandes frentes que trazem essa motivação. Isso tudo alicerçado pela geração de conhecimento a partir das universidades da região e valendo-se da localização geográfica e da logística diferenciada de uma área que tem boas estradas, saída pelo mar, pelos canais e um grande aeroporto próximo. O desenvolvimento regional só faz sentido quando há justamente essa conexão, e Pelotas, assim como todas as outras cidades, são base para que Rio Grande puxe esse crescimento a partir de suas valências, beneficiando os outros em conjunto. Não é ser cidade satélite. É evoluir coletivamente.

Para muitos, 2026 é o ano de Rio Grande. Os passos estão sendo dados e esse é o momento de ser estratégico, de ficar de olho em cada movimento e manter-se ativo e, claro, fiscalizador sobre tudo o que acontece. Mas o fundamental, o município parece já ter: a vontade de superar o passado e de ter um futuro brilhante. Que esse aniversário ajude a impulsionar isso. Parabéns, Rio Grande!

Acompanhe
nossas
redes sociais